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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"A leitura melhor as pessoas e as pessoas melhoram o mundo"

Quatro ações para subsidiar o professor eventual

Gestão Escolar


Edição 009 | Agosto/Setembro 2010 | Título original: Para garantir uma boa substituição

 Confira quatro iniciativas para criar condições para que os professores substitutos realizem o melhor trabalho possível na ausência dos titulares.

Foto: Tamires Koop
ACERVO DE AULAS
Adriana, de São Leopoldo, RS, escolhe
atividades extras antes de entrar em sala
1 Manter um banco de atividades extras atualizado
O que é
Arquivo disponível aos docentes, com planos de aula preparados por todos os professores da escola, com atividades complementares ao conteúdo que é trabalhado com a turma em cada disciplina e durante determinado período...

 

 Leia texto na íntegra:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/quatro-acoes-subsidiar-professor-eventual-substituicao-590700.shtml

Boas Práticas Pedagógicas

Textos de apoio: 100 anos da vírgula e Testamento

Procedimentos: 1º passo: Leitura dos textos de apoio
Texto 1.  100 anos da vírgula
Campanha dos 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.  Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.                  2,34.
Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.  Isso só ele resolve.
Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.  Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber. Não, queremos saber.
A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência! Não, tenha clemência!
Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
 Detalhes Adicionais:
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER, ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM, A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
Fonte: Associação Brasileira de Imprensa
Texto 2.  Testamento


UM HOMEM MUITO RICO ESTAVA DOENTE. PEDIU PAPEL E CANETA E ESCREVEU:


DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ NÃO AO MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA A ALFAIATE NADA DOU AOS POBRES


Morreu sem pontuar a frase. Eram 4 candidatos à herança. Com quem ficou a fortuna? Pontue a frase sem alterar ou inverter as palavras, de forma que cada candidato à herança convença o juiz de que é o herdeiro. Utilize os sinais de pontuação:  .  ,  :  ?  !

Procedimentos: 2º passo: Exercício de pontuação

Sugestão:Resposta 1: IRMÃ: DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ. NÃO AO MEU SOBRINHO. JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA A ALFAIATE. NADA DOU AOS POBRES.

Resposta 2: SOBRINHO: DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! AO MEU SOBRINHO. JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA A ALFAIATE, NADA DOU AOS POBRES.

Resposta 3: ALFAIATE: DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! AO MEU SOBRINHO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA A ALFAIATE. NADA DOU AOS POBRES.

Resposta 4: OS POBRES: DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ? NÃO! AO MEU SOBRINHO? JAMAIS! SERÁ PAGA A CONTA A ALFAIATE? NADA. DOU AOS POBRES.


Procedimentos: 3º passo: Explanação oral sobre a importância da pontuação

Procedimentos: 4º passo: Atividade: Após a leitura realizada pela professora, pontue o texto abaixo, utilizando-se dos sinais de pontuação:


O segredo azul fraquinho

A família estava almoçando quando Sabrina chegou dona Matilde franziu a testa e falou de boca cheia ih mas ela é muito pequena pra ser boa babá que idade você tem menina vou fazer onze seu Gonçalves olhou devagar pra Sabrina bebeu um gole d´água o que Interessa é se ela tem jeito com criança você tem jeito com criança  tenho sim eu gosto de brincar com criança dona Matilde se endireitou na cadeira  você não veio pra brincar veio pra trabalhar  eu sei sim senhora  largou o embrulho no chão e chegou perto do menino  como é o teu nome  Betinho quantos anos você tem quatro e você em vez de responder a menina começou a bater com a colher no prato pedindo mais comida Betinho trepou na cadeira e puxou o cabelo da Sabrina  bonito bonita Sabrina riu dona Matilde olhou pro prato seu Gonçalves gostou da risada e do jeito franco da Sabrina explicou A minha filha não é de muita conversa não mas também só agora que ela vai fazer três anos  puxa mas ela é tão grande como é que ela se chama  Marilda Sabrina olhou pra dona da casa  que nem a senhora não é eu sou Ma-til-de ah será que eu aquento carregar a Matilde no colo  Matilde sou eu ela é Ma-ril-da vê-se aprende logo ta bem deixa ela quieta ela ainda não acabou de almoçar vai lá pra cozinha e espera depois eu vou falar com você aquela porta ali ei e esse embrulho no chão é a minha roupa era um embrulho pequeno era um papel de jornal era um barbante emendado leva Sabrina levou a família ficou quieta comendo lá pelas tantas dona Matilde olhou pro seu Gonçalves não gostei do jeito dela por quê ah sei lá quis logo ir pegando a Marilda Mas se você chamou ela pra ser babá das crianças você não vai querer que ela pegue as crianças não chamei nada quando me ofereceram uma menina lá do orfanato eu disse logo é uma experiência vou fazer uma experiência E como é que ela vai experimentar se você não deixa ela tocar nas crianças Mas assim de cara seu Gonçalves começou a palitar os dentes dona Matilde encheu o prato de batata frita falou olhando pro prato será que ela presta e por que ela não vai prestar uma menina assim sem pai sem mãe sem nada será que presta Mas você não disse que não sei quem arranjou uma empregada ótima nesse orfanato foi então é comeu uma batata frita mas eu acho que uma pessoa mais velha ia ser melhor Seu Gonçalves atirou o palito no prato escuta aqui Matilde você sabia que as meninas desse orfanato são novinhas. Você topou a experiência a menina largou tudo e veio e agora mal ela chega você já começa a achar isso e aquilo Só estava dizendo que ... Todo dia você taí reclamando que não encontra ninguém pra tomar conta das crianças e que tudo que é babá não tem paciência e não tem jeito agora chega essa menina risonha viva gostando de criança e você já começa a botar defeito nela tá bem não vou dizer mais nada pegou uma batata frita com o dedo  mas ordenado não precisa a gente vai dar casa comida roupa e calçado e você viu o embrulhinho que ela trouxe não viu É sempre assim elas chegam sem nada a gente é que tem que dar tudo e você viu como ela é forte é do tipo que ta sempre com fome Bom mas já que ela não vai ter ordenado é justo que ela coma à vontade não é só to avisando eu tenho prática essa menina vai dar uma despesa danada  e vai logo precisar de dentista você vai ver

Referências: BOJUNGA, Lygia. Sapato de salto. Cap. 1: O segredo azul fraquinho. Rio de janeiro: Casa Lygia Bojunga Nunes, 2006. p.8-11.

Procedimentos: 5º passo: Leitura realizada pelos alunos: resultado da atividade de pontuação do texto O Segredo Azul Fraquinho.

Procedimentos: 6º passo: Leitura do texto original realizada pela professora.

Procedimentos: 7º passo: Leitura da cópia original do texto ou projeção das imagens scaneadas. Discussão sobre as infinitas possibilidades de se pontuar um texto, sem comprometimento semântico.

Site da Justiça eleitoral muito interessante.

http://www.tse.jus.br/revistadoeleitor

Sobre moluscos e homens

" aprendido é aquilo que fica depois que tudo foi esquecido... Vestibulares: tanto sofrimento, tanta violência à inteligência".

Piaget, antes de se dedicar aos estudos da psicologia da aprendizagem, fazia pesquisas sobre os moluscos dos lagos da Suíça [...] Sua inteligência se revela no artifício que inventaram para não se tornarem comida dos gulosos: constroem conchas duras e lindas (que os protegem da fome dos predadores)! ...

Veja matéria na íntegra em: http://www.rubemalves.com.br/

Rubem Alves, 68, educador, psicanalista e escritor, é professor emérito da Unicamp, autor de "A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir" (Papirus), entre outros.