Total de visualizações de página

Futuridade

Relógio do Coração - Mário Quintana

do Coraçã


Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente.

Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia.

Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram céleres, apesar do calendário nos mostrar que ficaram por anos em nossas agendas.

Há amores não realizados que deixaram olhares de meses, e beijos não dados que até hoje esperam o desfecho.

Há trabalhos que nos tomaram décadas de nosso tempo na Terra, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas.

E há casamentos que, ao olhar para trás, mal preenchem os feriados da folhinha.

Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que hoje, passados os dias difíceis, mal guardamos lembrança de horas.

Há eventos que marcaram, e que duram para sempre

o nascimento do filho, a morte da avó, a viagem inesquecível, o êxtase do sonho realizado.

Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra “eternidade”.

Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes, e na maioria das vezes o tempo transcorrido foi o mesmo.

Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim até hoje, como há percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz estava eu na ocasião.

O relógio do coração hoje descubro, bate noutra freqüência daquele que carrego no pulso.

Marca um tempo diferente, de emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da gente.

Por este relógio, velhice é coisa de quem não conseguiu esticar o tempo que temos no mundo.

É olhar as rugas e não perceber a maturidade.

É pensar antes naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças do que viveu.

Pense nisso. E consulte sempre o relógio do coração: ele lhe mostrará o verdadeiro tempo do mundo.

O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente

e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais:

não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.


A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.



Disponível em: <http://lucinei.webnode.com.pt/products/relogio%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o%20-%20mario%20quintana/productscbm_776992/250/>



O importante não é acumular muitos anos de vida, mas 


adquirir sabedoria em todos os 


momentos que os anos nos oferecem. Afinal, envelhecer é 


obrigatório, amadurecer é 


opcional.


A VELHICE EXISTE?


Alguns de nós envelhecemos de vez porque não amadurecemos. Envelhecemos quando nos fechamos às novas idéias e nos tornamos radicais. Envelhecemos quando o novo nos assusta e também quando pensamos demais em nós mesmos e esquecemos dos outros. Envelhecemos se deixamos de lutar.


Todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é deus. A vida só pode ser compreendida se olharmos para trás, mas só pode ser vivida se olharmos pra frente. Na juventude aprendemos e com a idade compreendemos.



Os homens são como os vinhos. A idade estraga os ruins, mas aprimora os bons. Envelhecer não é preocupante. Ser visto como um velho é que é.



Envelhecer com sabedoria não é envelhecer. Nos olhos do jovem arde a chama, nos olhos do velho brilha a luz.



Sendo assim, não existe idade. Somos nós que a criamos. Se você se não se importa com a idade, não envelhecerás até o dia de sua morte.



Pessoalmente, eu não tenho idade: tenho vida!



Não deixe que a tristeza do passado e o medo do futuro estraguem a alegria do presente. A vida não é curta e são as pessoas que permanecem mortas durante o decorrer do tempo.



Faça da passagem do tempo uma conquista e não uma perda, afinal, a velhice não está na idade e sim dentro do coração daqueles que não sonham mais.


Autor desconhecido


1º de Outubro - Dia Mundial da Pessoa Idosa
Os dez mandamentos de amor ao Idoso 
  1. Deixa-o falar, pois do passado ele tem muito a dizer. Coisas verdadeiras e outras nem tanto, mas todas úteis aos espíritos ainda em formação;
  2. Deixa-o vencer nas discussõesnão fiques a lembrar a todo instante que suas ideias estão superadas. Ele precisa sentir-se seguro de simesmo;
  3. Deixa-o visitar seus velhos amigos, entreter-se com seus camaradas, porque é dessa maneira que ele consegue reviver os tempos idos;
  4. Deixa-o contar histórias demoradas ou, muitas vezes, repetidas, pois ele precisa provar a si mesmo que os outros gostam de sua companhia;
  5. Deixa-o viver entre as coisas que amou e das quais sempre se recorda, porque ele já sofre o bastante ao sentir que aos poucos vai sendo abandonado pela vida;
  6. Deixa-o reclamar, mesmo quando sem razão, pois todo idoso, assim como as crianças, tem direito à tolerância e à compreensão;
  7. Deixa-o viajar no teu carro quando saíres a passeio nos fins de semana, porque sentirás remorso se algum tempo depois ele já não estiver aqui para fazer companhia;
  8. Deixa-o envelhecer com o mesmo paciente afeto com que assistes aos teus filhos crescerem, pois em ambos os casos estarás demonstrando o mesmo sentimento de amor e proteção;
  9. Deixa-o rezar onde e como queira, porque ele precisa sentir a sombra de Deus no resto de estrada que ainda tem para percorrer;
  10. Deixa-o morrer entre braços poderosos e amigos, pois o amor dos irmãos é o melhor sinal do amor do Pai que está no céu.
Homenagem da Pastoral da Pessoa Idosa / Paróquia São Pio X 



Dia Mundial do Idoso: direito ao respeito

Por: Selma Pupim

João Paulo II costumava perguntar: “O que é a velhice? E respondia: A velhice é o tempo favorável para se cultivar, ainda e muito, a sabedoria do coração.”

Idosos, sim! Velhos, não! É nesse contexto que o mundo comemora hoje, 01 de outubro, o Dia Internacional do Idoso. Em todo país, uma infinidade de atividades e ações educativas consolida esta data tão importante para essa população cheia de esperança e que celebra cada conquista.

Sem dúvida, quem já viveu décadas e exala experiência e sabedoria, merece viver no seio de sua família com total assistência, amparo e sem discriminação de qualquer natureza.

Os Conselhos Municipais do Idoso integra uma série de atividades com foco na sensibilização contra a violência, maus tratos, abandono ao idoso e pela garantia de seus direitos. Muitas conquistas tem marcado essa árdua luta e, muito mais do que viver mais, o objetivo maior centra-se na qualidade de vida dessa faixa etária.

É sabido que os idosos estão envelhecendo mais e as suas necessidades também são acrescidas. E, se neste cenário, não existirem políticas públicas realmente eficientes, eles ficarão totalmente desassistidos. As pesquisas apontam que em 2025 o país abrigará mais de 32 milhões de idosos. Assim, é preciso estruturar os serviços de saúde, lazer, educação, assistência social, de transporte, mobilidade, dentre outras.

Desse modo, a expectativa de vida cresce de forma acelerada e no atual cenário, faz-se necessário implementar ações para dar suporte a essa nova geração e assegurar a proteção social, a assistência a longo prazo e o acesso à saúde pública representando mais oportunidade e, sobretudo, respeito a esse eterno aprendiz. Parabéns a todos os IDOSOS!

A construção de uma cultura de paz: semear, cultivar e deixar crescer a paz

Por: Selma Pupim

Sem dúvida, a construção de uma cultura de paz  representa um dos maiores desafios da contemporaneidade. Pois, com tanta violência que há no mundo, guerras civis, urbana e uma diversidade de conflitos, somente a fé e a perseverança para acreditar que podemos construir um mundo melhor às nossas futuras gerações. Nesse mesmo sentido, Nelson Mandela, preso durante 27 anos, por uma causa nobre representa um líder da paz por seu caráter firme e perseverança.
Alguns dizem que a paz é uma sensação de tranquilidade, eu ousaria dizer que a paz se faz representar, entre tantas coisas, por um barco parado no meio de um lago, numa preguiçosa tarde de domingo ... sem vento. Há  quem diga que a paz é pescar neste lago, dentro deste barco sem pensar em nada, apenas observando o pôr-do-sol. Há ainda quem diga que a paz é a total ausência de rancor, agitação, desconfiança, ou seja, a falta absoluta de qualquer tipo de violência ou sentimento negativo.
Enquanto houver vida, nosso dever de cidadão é buscar o contínuo aperfeiçoamento pessoal em busca de uma paz constante, só assim poderemos lutar contra os sentimentos que nos impedem de acreditar na existência de seres humanos verdadeiramente humanos.
Que a essa paz reine em nossos corações e depois vá contagiando a todos até que tenhamos por completo uma cultura de paz em nossos lares, nossas escolas, nossas vidas e um mundo sem injustiças e desigualdades de forma a concentrar todos os esforços para um objetivo comum: debater ações pontuais em relação aos direitos da pessoa idosa, bem como, a sua qualidade de vida!
Que possamos garantir uma convivência saudável, sem discriminação e com programas sociais que possam melhorar a qualidade de vida dos jovens, adolescentes, idosos. Para tanto, precisamos de muito investimento, mas não apenas financeiro, necessitamos de capital humano, de formação para professores, para gestores, para o trabalho voluntário, para sensibilização e de definição de políticas públicas para um mundo centrado na cultura da paz. Só então poderemos  semear, cultivar e deixar crescer a paz.

  
III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa 


   Por: Selma Pupim


A III Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada no dia 02 de setembro, nas dependências do Palácio da Cultura e na Entidade Lar São Vicente de Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo. A conferência teve como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” e contou com a presença de autoridades locais e da região, representantes da sociedade civil e do setor público, escolhidos nos municípios de abrangência regionais, voluntários, idosos.
A conferência teve por objetivo debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, no sentido de buscar uma longevidade saudável, assim como medir os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva de sua efetivação. Além disso, o evento buscou sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto do envelhecimento da população brasileira e mobilizar a população do município e região, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade.
Os palestrantes ressaltaram a necessidade de fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo, em defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas do governo. A conferência também teve como principal atribuição eleger 14 delegados para a XIII Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro no município de Águas de Lindoia. 
Com base na premissa de que “O idoso é um cidadão pleno de direitos”, os grupos de discussão elaboraram propostas centradas em eixos temáticos com a meta de pensar a pessoa idosa como cidadãos que precisam ser respeitados e conquistados pela sociedade brasileira. Para tanto, será preciso  buscar caminhos e contar com a participação e com a responsabilidade dos diversos setores que tratam das políticas de idosos. A conferência, ainda, foi uma oportunidade para que os idosos pudessem se posicionar junto aos representantes do poder público, do Judiciário e do Legislativo para que os gestores das diferentes políticas públicas pudessem debater e definir mudanças para um envelhecer com qualidade de vida.
O Conselho Municipal do Idoso de Ourinhos, sob a presidência do Conselheiro Dr. Elpídio Edson Ferraz e demais conselheiros, marcou presença no evento, com expressiva participação e atuação que tem conduzindo os trabalhos neste município, demonstrando fortalecimento da participação social e atenção integral à pessoa idosa.