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domingo, 10 de abril de 2011

Projeto "Ano da Leitura em Ourinhos: O Espaço do Professor Formando Leitores"









PROJETO ANO DA LEITURA EM OURINHOS


TÍTULO: O Espaço do Professor formando leitores
TEMA: Leitura
ÁREA DE ATUAÇÃO:  Ensino Fundamental Níveis I e II
Unidades Escolares envolvidas: EMEFs Nível I e II
Alunos e professores envolvidos: 4.500

RESUMO:

A Secretaria da Educação de Ourinhos realiza em parceria com a Secretaria da Cultura atividades em comemoração ao Ano da Leitura em Ourinhos. O Espaço do Professor, situado no Centro de Convivência Benedito Eloy, Pça Henrique Tocalino, nº 261 promoverá atividades de leitura aos alunos da Rede Municipal de Ensino e demais freqüentadores do recinto. A problemática do fracasso da competência leitora de grande parte dos alunos brasileiros é decorrente da precariedade do repertório de leitura desses jovens e isso representa um dos grandes entraves ao bom desempenho escolar. É preciso aperfeiçoar o comportamento de leitura e A leitura em foco se faz necessário no sentido de fazer uma reflexão sobre o comportamento de ler. E esse comportamento habitualmente se realiza de forma mais ampla: o comportamento reflexivo de forma a estimular o desempenho do leitor em formação e minimizar as lacunas de aprendizagem.



PALAVRAS-CHAVE: Leitura; escola; aluno; sociedade.


INTRODUÇÃO

O Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos está consolidado em ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos dos educandos, dentre eles, o direito à uma educação de qualidade, configurando um compromisso público que visa atender determinada demanda, em diversas áreas.  Nesse mesmo sentido, expressa a transformação daquilo que é da esfera privada em ações coletivas no espaço público. Assim sendo, todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental estabelecem estratégias com a equipe escolar, para alcançar as metas estabelecidas pelo IDEB, baseadas nos descritores estabelecidos pelo MEC.
Como sabemos, ensinar a ler e a escrever é uma das principais tarefas da escola. A leitura e a escrita são importantes para que as pessoas exerçam seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida.
Na escola, crianças e adolescentes precisam ter contato com diferentes textos, ouvir histórias, observar adultos a ler e a escrever. Precisam participar de uma rotina de trabalho diversificada e estimulante e, além disso, receber muito incentivo por parte dos professores e da família para que, na idade adequada possam se constituir um sujeito leitor. Para garantir esse direito a todos os seus alunos, é necessário uma proposta pedagógica na qual a prioridade centra-se na competência leitora dos educandos.
A leitura e a escrita são fundamentais para o aprendizado de todas as disciplinas e é nesse sentido que o aluno necessita desenvolver com competência a sua capacidade leitora. Dessa forma, esse compromisso se estende a todos os segmentos da sociedade e deverá ser assumido como uma das principais responsabilidades da equipe escolar, da família e da sociedade como um todo.
O Espaço do Professor colabora com esse processo e por essa razão não podemos esperar a situação ideal para, somente a partir daí, permitirmos o acesso dos alunos aos livros e à boa leitura. A grande maioria dos brasileiros lê sequer um livro ao longo de toda a sua vida e não tem acesso à leitura em seus lares. Por isso, confere à escola alimentar o gosto por esse prazer e possibilitar às crianças e adolescentes que participem de ações que estimulem o aprendizado da leitura e da escrita.
Nesta dimensão, os indicadores de qualidade já apontam a Rede Municipal de Ensino de Ourinhos como órgão que amplia a capacidade de leitura dos nossos educandos.

JUSTIFICATIVA

A problemática do fracasso da competência leitora de grande parte dos alunos brasileiros é decorrente da precariedade do repertório de leitura desses jovens e isso representa um dos grandes entraves ao bom desempenho escolar. É preciso aperfeiçoar o comportamento de leitura e A leitura em foco se faz necessário no sentido de fazer uma reflexão sobre o comportamento de ler. E esse comportamento habitualmente se realiza de forma mais ampla: o comportamento reflexivo de forma a estimular o desempenho do leitor em formação e minimizar as lacunas de aprendizagem.
Esse comportamento representa resultados promissores para a aquisição e aperfeiçoamento de repertórios básicos de leitura. Com isso, o papel do professor mediador consiste em despertar no leitor o prazer pelo ato de ler e a motivação para a leitura se efetiva por meio de atividades diversificadas, dentre elas, a leitura de textos humorísticos, imagens, poemas, contos, fábulas, textos publicitários, dentre outros gêneros.
O  papel do mediador  de leitura é essencial nesse processo; transmitir ao aluno o prazer pelo texto e fazê-lo perceber as entrelinhas, as informações implícitas, as primeiras impressões de leitura que despertam interesses e podem tornar a leitura interessante.
Nesse contexto, o que leva um leitor a apreciar uma boa leitura? O que o faz preferir a leitura de uma e o descarte de outra obra? São as referências de leitura que lhe são oferecidas – que lhe são proporcionadas.
Clarice Lispector é a escritora escolhida para ser homenageada no ano que será marcado pelo incentivo à leitura. A idéia de compartilhar este trabalho em relação à realização do Ano da leitura em Ourinhos se justifica pelo fato de ser uma iniciativa a mais no sentido de formar leitores. Na condição de educadores e mediadores de leitura podemos oferecer a nossa contribuição para a formação do jovem leitor.
Dessa forma, temos a consciência de que, se não lemos, todas as informações que estão guardadas nos livros não aparecem para nós. Quem não lê, só vê uma parte das coisas do mundo. Essa referência de leitura pode ser ampliada, de forma a contagiar mais leitores. Esse é o papel do mediador de leitura, fazê-lo dialogar com o texto, com o autor, faze-lo perceber que aquela história tem mensagens implícitas, que a leitura está nas entrelinhas.
Ler é um processo de construção de significados – esse processo deve ser construídio aos poucos, de forma a envolver ativamente o leitor. A leitura proporciona a construção da autonomia do indivíduo enquanto cidadão. Segundo os PCNs, a autonomia refere-se à:
[...]capacidade de saber fazer escolhas e de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de metas....”PCN - 5ª a 8ª séries - introdução, p. 89-90 - grifo nosso)

Dessa forma, cabe ao educador, à família e à sociedade oferecer às crianças os segredos de uma leitura reflexiva. Isso deve ser mostrado à medida que absorvemos cada leitura. O leitor poderá conhecer não apenas aquilo que está à sua frente, mas tudo que está dentro dos LIVROS. E também conhecerá pessoas interessantes sem ter convivido com elas. Vai rir e até chorar com histórias de pessoas que só existem nos livros. Não jogue fora a chance de saber mais. Não fique de fora! Leia!

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO / ANO DA LEITURA 2010


Data
Manhã (horário sugerido das 08:00 às 10:00 horas)
Tarde (Horário sugerido das 14:00 às 16:00 horas)
29/04
EMEF. “Dr Salem Abujanra”
EMEF. Georgina Amaral Santos Lopes
EMEF. “Dr Salem Abujanra”
EMEF. Georgina Amaral Santos Lopes
06/05
EMEF. Profa Dorothildes Bononi Gonçalves
EMEF. Jornalista Miguel Farah
EMEF. Profa Dorothildes Bononi Gonçalves
EMEF. Jornalista Miguel Farah
13/05
EMEF.”Profa. Josefa Navarro Lemos
EMEF Prof. Francisco Dias Negrão
EMEF.”Profa. Josefa Navarro Lemos
EMEF Prof. Francisco Dias Negrão
20/05
EMEF. Profa. Nilse de Freitas
Profa. Adelaide P. Racanello (Nível I)
EMEF. Profa. Nilse de Freitas
Profa. Adelaide P. Racanello (Nível  I)
27/05
EMEF. Pedagogo Paulo Freire
EMEF Profa Evani Maioral Ribeiro Carneiro
EMEF. Pedagogo Paulo Freire
EMEF Profa Evani Maioral Ribeiro Carneiro
19/08
EMEF. Prof Jorge Herkrath
Profa. Jandira Lacerda Zanoni (Nível I)
EMEF. Prof Jorge Herkrath
Profa. Jandira Lacerda Zanoni (Nível I)
26/08
EMEF. Profa. Amélia Abujanra Maron (Nível II)
EMEF Profa. Adelaide P. Racanello (Nível II)
EMEF. Profa. Amélia Abujanra Maron (Nível II)
EMEF Profa. Adelaide Pedroso Racanello (Nível II)
02/09
EMEF. Profa. Jandira Lacerda Zanoni (Nível II)
EMEF Profa. Amélia Abujamra Maron (Nível II)
EMEF. Profa. Jandira Lacerda Zanoni (Nível II)
EMEF Profa. “Amélia Abujamra Maron” (Nível II)