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Educação / Ourinhos

Atualizado em 14/10/2011 08h26
Representantes da Secretaria Municipal de Educação participam de Encontro Literário em Londrina
Educação
Por Coordenadoria de Comunicação Social
Ourinhos, São Paulo Imprimir


Nos dias 29 e 30 de setembro, as representantes da Secretaria Municipal de Educação, a Assessora Técnico-Pedagógica, Profª Selma Cristina Freitas Pupim e a Coordenadora de Língua Portuguesa, Profª Letícia Rarek Conceição participaram do evento "Encontro literário - desenvolvendo o comportamento leitor", promovido pela Editora FTD, em Londrina.
O evento
O "Encontro Literário" proporcionou dois dias de intensa apreciação literária e propôs em todas as palestras a importância da leitura para a formação global do homem.
No 1º dia, o palestrante Gabriel Perissé levou a plenária a uma reflexão filosófica, artística e literária, enfatizando o poder transformador da Educação, demonstrando estatisticamente a realidade da educação do Brasil no que concerne à taxa de analfabetismo, média de anos de estudo e expectativa de vida dos brasileiros.
O segundo dia foi dividido por três momentos: a abertura foi composta por uma apresentação teatral por alunos do 3º ano de uma escola municipal de Londrina da adaptação do livro: "O catador de papel", de Fernando Carraro, que emocionou a todos os participantes e ao autor do livro, que também estava presente, e que em seguida, fez a apresentação do seu trabalho: "O sabor de um concerto de leitura", que seduziu os participantes, momento em que todos puderam contribuir fazendo do concerto, um ato prático de leitura coletiva que pode ser realizado nas escolas.
Para a realização da atividade foram usados textos de Fernando Pessoa, Adélia Prado, Vinícius de Moraes e Ferreira Goulart, entre outros.
Na sequência, a professora Sueli Bortolin discorreu sobre: "A ética na mediação da literatura - comportamento e compartilhamento", falando da importância do mediador para a formação do leitor crítico.
O evento foi encerrado com a palestra da professora Regina Shudo que abordou o tema "Qualidade da Educação: como melhorar o desempenho escolar dos alunos", falando sobre o perfil dos professores e alunos no Brasil, tendo como objetivo, a estimativa de metas a serem alcançadas nas escolas e os desafios a serem enfrentados diariamente na sala de aula, sob a ótica leitora.
Importância da formação continuada
O Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, destacou a importância da formação continuada proporcionada aos profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino. "A formação continuada através da participação em eventos deste porte, reflete diretamente na melhoria da prática pedagógica em sala de aula, uma vez que o seu intuito além de oferecer a formação é a multiplicação deste aprendizado aos professores e a posterior inserção das boas práticas citadas nestes encontros, em sala de aula", considera.


Atualizado em 30/09/2011 08h37

Ourinhos participa do I Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola: Juventude e Letramento Literário

Educação

Por Coordenadoria de Comunicação Social
Ourinhos, São Paulo Imprimir
Entre os dias 19 e 21 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, participou do I Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola, com o tema "Juventude e Letramento Literário", oportunidade em que foi representada pela Assessora Técnico-Pedagógica, Profª Selma Cristina Freitas Pupim e pelas Coordenadoras de Área, Letícia Rarek Conceição e Thaís Daniela Sant´Ana.
O evento foi realizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Assis e contou com a expressiva presença de autores, literários, professores e educadores do Brasil e de outros países tais como, a Colômbia, Espanha e Portugal, dentre outros.
Abertura do Congresso
O I Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola foi organizado por João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, professor de Literatura Brasileira da UNESP/Assis. Além de especialista em leitura, formação de leitores e literatura infanto-juvenil, Ceccantini desenvolve projetos de formação literária, ancorados na proposta de discutir as relações entre literatura e a formação do leitor, assim como o letramento literário.
A palestra de abertura, proferida pelo professor Carlos Erivany Fantinati, professor emérito da UNESP/Assis, abordou como tema os "20 anos de História do Grupo de Pesquisa - "Leitura e Literatura na Escola".
Durante a palestra, Fantinati advertiu acerca da importância do grupo de pesquisa para a formação de leitores. Segundo o Professor, "o Prêmio Jabuti 2009, que premiou a obra Monteiro Lobato: livro a livro (2009), organizado por João Luís Cardoso Tápias Ceccantini e Marisa Lajolo veio consolidar os estudos do grupo e a importância desses para a formação de leitores".
Sob esse aspecto, muito se tem debatido, sobre a relevância da leitura no cotidiano escolar. Entretanto, percebe-se que inúmeras dificuldades têm sido encontradas neste espaço para que a efetivação das práticas de leitura possibilite a formação de leitores. De igual forma, um dos questionamentos mais frequentes na educação brasileira refere-se à deficiência da capacidade leitora dos alunos do ensino fundamental e a problemática relacionada à ausência da competência leitora de uma grande parte dos alunos brasileiros é decorrente da precariedade do repertório de leitura desses jovens, representando um dos grandes entraves ao bom desempenho escolar.
Não se pode negar que a leitura de textos literários para crianças passa, predominantemente, pela escola e isso pressupõe a importância da escola para a descoberta das práticas de leitura. A esse respeito, manifesta-se também o influente papel exercido pelo mediador, bem como sua formação leitora para despertar e estimular um sujeito leitor capaz de se situar com criticidade na contemporaneidade.
Outras palestras
Dentre os palestrantes, estiveram presentes ao evento, a Profª Eliana Yunes, Cátedra de Leitura da UNESCO, abordando o tema "Literatura juvenil: um gênero em questão", Sílvia Castrillón, da Associação Colombiana de Leitura e Escrita, os escritores de obras infanto-juvenis, Ricardo Azevedo e Vera Teixeira de Aguiar e a professora Blanca-Ana Roig Rechou, de Santiago de Compostela, Espanha, que falou sobre "a Educação Literária na narrativa infanto-juvenil galega".
Ao ressaltar o caráter educativo da escola, os palestrantes advertiram sobre a necessidade de inserir a leitura literária como componente educador da criança e do jovem leitor e a escola como disseminadora da leitura com o compromisso de formar leitores para além do contexto escolar.
O encerramento do Congresso teve a significativa contribuição do autor e poeta português, José António Gomes, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, que concluiu os trabalhos com o tema "Poesia para a infância e a juventude em Portugal: velhos e novos caminhos".
O poeta lembrou a importância dos clássicos para a formação literária e finalizou: "A melhor forma de promover a leitura é a leitura em voz alta. É um ato de respeito e amor à língua capaz de seduzir o leitor".