Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa


A III Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada no dia 02 de setembro, nas dependências do Palácio da Cultura e na Entidade Lar São Vicente de Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo. A conferência teve como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” e contou com a presença de autoridades locais e da região, representantes da sociedade civil e do setor público, escolhidos nos municípios de abrangência regionais, voluntários, idosos.
A conferência teve por objetivo debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, no sentido de buscar uma longevidade saudável, assim como medir os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva de sua efetivação. Além disso, o evento buscou sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto do envelhecimento da população brasileira e mobilizar a população do município e região, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade.
Os palestrantes ressaltaram a necessidade de fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo, em defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas do governo. A conferência também teve como principal atribuição eleger 14 delegados para a XIII Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro no município de Águas de Lindoia.  
Com base na premissa de que “O idoso é um cidadão pleno de direitos”, os grupos de discussão elaboraram propostas centradas em eixos temáticos com a meta de pensar a pessoa idosa como cidadãos que precisam ser respeitados e conquistados pela sociedade brasileira. Para tanto, será preciso  buscar caminhos e contar com a participação e com a responsabilidade dos diversos setores que tratam das políticas de idosos. A conferência, ainda, foi uma oportunidade para que os idosos pudessem se posicionar junto aos representantes do poder público, do Judiciário e do Legislativo para que os gestores das diferentes políticas públicas pudessem debater e definir mudanças para um envelhecer com qualidade de vida.
O Conselho Municipal do Idoso de Ourinhos, sob a presidência do Conselheiro Dr. Elpídio Edson Ferraz e demais conselheiros, marcou presença no evento, com expressiva participação e atuação que tem conduzindo os trabalhos neste município, demonstrando fortalecimento da participação social e atenção integral à pessoa idosa.

A Essência da Poesia

Pensamento
Pablo Neruda Pablo Neruda Chile1904 // 1973 Poeta
 
Não aprendi nos livros qualquer receita para a composição de um poema; e não deixarei impresso, por meu turno, nem sequer um conselho, modo ou estilo para que os novos poetas recebam de mim alguma gota de suposta sabedoria. Se narrei neste discurso alguns sucessos do passado, se revivi um nunca esquecido relato nesta ocasião e neste lugar tão diferentes do sucedido, é porque durante a minha vida encontrei sempre em alguma parte a asseveração necessária, a fórmula que me aguardava, não para se endurecer nas minhas palavras, mas para me explicar a mim próprio.
Encontrei, naquela longa jornada, as doses necessárias para a formação do poema. Ali me foram dadas as contribuições da terra e da alma. E penso que a poesia é uma acção passageira ou solene em que entram em doses medidas a solidão e solidariedade, o sentimento e a acção, a intimidade da própria pessoa, a intimidade do homem e a revelação secreta da Natureza. E penso com não menor fé que tudo se apoia - o homem e a sua sombra, o homem e a sua atitude, o homem e a sua poesia - numa comunidade cada vez mais extensa, num exercício que integrará para sempre em nós a realidade e os sonhos, pois assim os une e confunde.E digo igualmente que não sei, depois de tantos anos, se aquelas lições que recebi ao cruzar um rio vertiginoso, ao dançar em torno do crânio de uma vaca, ao banhar os pés na água purificadora das mais elevadas regiões, digo que não sei se aquilo saía de mim mesmo para se comunicar depois a muitos outros seres ou era a mensagem que os outros homens me enviavam como exigência ou embrazamento. Não sei se aquilo o vivi ou escrevi, não sei se foram verdade ou poesia, transição ou eternidade, os versos que experimentei naquele momento, as experiências que cantei mais tarde.
De tudo aquilo, amigos, surge um ensinamento que o poeta deve aprender dos outros homens. Não há solidão inexpugnável. Todos os caminhos conduzem ao mesmo ponto: à comunicação do que somos. E é necessário atravessar a solidão e aspereza, a incomunicação e o silêncio para chegar ao recinto mágico em que podemos dançar com hesitação ou cantar com melancolia, mas nessa dança ou nessa canção acham-se consumados os mais antigos ritos da consciência; da consciência de serem homens e de acreditarem num destino comum.


Pablo Neruda, in "Nasci para Nascer" (Discurso na entrega do Prémio Nobel)

Pensadores da Educação

Mikhail Bakhtin
Quando viveu
De 1895 a † 1975
Onde nasceu
Orel, Rússia
O que pensou
Entendeu a linguagem como produto da interação social e da interação dos interlocutores. Para ele, a língua não pode ser considerada uma estrutura abstrata, sem realização concreta, tampouco mero reflexo da realidade material. Os conteúdos da consciência são tanto materiais como sociais.
Frase
"A língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam"