Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2011

Geogebra: uso das TIC

O exemplo de boas práticas pedagógicas já se tornou constante na Rede Municipal de ensino de Ourinhos. Nos dias 08 e 11/04/2011,  nas dependências do Laboratório de Informática da EMEF Profa. Jandira Lacerda Zanoni,  sob a responsabilidade da professora de Matemática Silmara Aparecida Pedroso da Silva e com o apoio do Professor Hélio R. Cavenago, as turmas 901, 902, 903 puderam apreciar uma aula com o software GEOGEBRA. Foi possível constatar um momento de aprendizado riquíssimo e contemplação durante a explicação da professora e do trabalho desenvolvido em sala de aula. O GEOGEBRA é um software de acesso livre que  permite utilizar, copiar e distribuir o aplicativo para fins não comerciais, por isso poderá  ser um importante aliado dos professores como recurso metodológico. Além disso, permite a abordagem de diversos conteúdos trabalhados na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), especialmente Geometria e Funções.
Por meio da construção interativa de figuras e objetos, é possível melhorar a compreensão dos alunos por meio da visualização, percepção dinâmica de propriedade, estímulo heurístico à descoberta e obtenção de conclusões "validadas" na experimentação.
Os professores de nível II das Escolas Municipais estão promovendo estudos do GEOGEBRA durante os seus horários de estudos (HE), realizados quinzenalmente junto ao professor-coordenador de Matemática, Hélio Roberto Cavenago, com o apoio do professor Ricardo Ferreira, responsável pelo Setor de Informática que viabilizou a instalação do software em todas as Unidades Escolares de Nível II. “Podemos agora propiciar aos nossos alunos aulas diferenciadas para o exercício do aprendizado”, ressalta o professor Hélio Roberto Cavenago.
É a Rede Municipal de Ensino de Ourinhos, no uso das novas Tecnologias da Informação, mostrando mais uma vez o compromisso dos profissionais da Educação do Município de Ourinhos.