Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto Minha Casa Eficiente


Eficiência energética, uso racional da água, preferência por materiais ecologicamente corretos e preservação ambiental estão entre os principais fatores que definem uma casa sustentável, conceito que vem se difundindo no Brasil, principalmente, nos últimos dois anos.
A Casa Eficiente é uma proposta inovadora que funciona como ambiente para a demonstração e para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no âmbito da construção civil. A construção sustentável representa uma nova realidade para os projetos em construção civil.
Dessa forma, alunos da EMEF Profa. Adelaide Pedroso Racanello apresentaram, sob a orientação da Profa. Juliana Ribas Damasceno, o Projeto Minha Casa Eficiente a partir de maquetes construídas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes na construção civil. A Casa Eficiente apresenta como meta o uso racional da energia elétrica com o objetivo de um menor impacto ambiental.
O projeto possui sistemas e soluções integradas para eficiência energética e conforto térmico, incluindo tecnologias como geração de energia fotovoltaica interligada à rede, estratégias passivas de condicionamento de ar e aquecimento solar de água. Além de estratégias para o uso eficiente da água, tais como o aproveitamento da água de chuva, reutilização de águas e utilização de equipamentos que proporcionam baixo consumo de água.
 Segundo as alunas Ana Fittipaldi, Ana Nogueira e Luiane Ferrari, “Nós não precisamos só de uma casa eficiente, mas também de uma mentalidade ecológica”.
No mesmo sentido, para as alunas Ana Luiza Bianchi Aquino, Gabriyelly dos Santos Rocha e Laura Oliveira Perassi, “Se você tem metas para um ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente” Confúcio.
Os alunos Hélio Sadao Takasu e Ruanitto Roberto Docini ressaltaram as vantagens do projeto: “Utilizamos o sistema de energia solar para aquecer a água, o máximo de portas e janelas para deixar a casa arejada e bem iluminada economizando, assim, o uso de energia elétrica; optamos pelo uso do tijolo ecológico para dar à obra maior rapidez e uma estrutura mais segura”. Para os alunos é necessário “Criar um ambiente onde o homem possa viver em harmonia com natureza, conforto e eficiência”.
Parabéns aos alunos da Profa. Adelaide Pedroso pela pesquisa realizada e à Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos que proporcionou formação aos professores para que a atividade pudesse se realizar.