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Boas Práticas Pedagógicas


Produção de texto

Escreva sua história com base na imagem a seguir.


Observe a cena detalhadamente, as características do espaço e personagem.

 Onde o menino está? O que ele está vendo e observando?

 
Planejamento e elaboração do texto


1. Antes de escrever, faça um rascunho e planeje seu texto com base nos aspectos a seguir:
- Características das personagens
- Características do espaço
- Objetivo das personagens

2.Imagine uma aventura com essa e outras personagens. Utilize o esquema abaixo para planejar seu texto.
- Situação inicial (apresentação das personagens e do espaço)
- Conflito - Qual é o conflito, que existirá na história, ou seja, o enredo?
- Ação das personagens (Quais são as ações das personagens principais?)
- Conclusão (Qual é a resolução do conflito e como termina a história?)

3. Escreva seu texto, dê um título atrativo para a sua história.




Leitura e escrita

Professora gaúcha cria histórias para cada letra do alfabeto

Desde que começou a lecionar, há 30 anos, a professora Maria Bernadete Souza da Silva usa a literatura como recurso para desenvolver o aprendizado da leitura e da escrita entre os alunos. Ao observar o gosto das crianças pelas histórias e o fato de que elas já conheciam quase todas, a educadora resolveu inovar nas narrativas.

A cada ano, com base em cada letra do alfabeto, ela modifica as histórias, inventa outras ou acrescenta fatos, de acordo com o interesse da turma. “É uma prática que tem dado certo, pois as crianças associam as letras às histórias que ouvem; a alfabetização acontece naturalmente”, explica Maria Bernadete, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, em Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.

Formada em pedagogia, a professora explica que as aulas são organizadas como se fossem um grande livro de histórias, contadas uma a uma. “Dessa forma, os alunos sentem necessidade de saber qual será a próxima, pois são despertados neles a curiosidade e o prazer pela leitura”, ressalta.

Outro recurso usado é a dramatização. “Como conto histórias dramatizando cada passagem, acabo por transformar a aula em um grande teatro”, destaca Maria Bernadete. “A cada hora, um aluno tem a possibilidade de ser o protagonista de uma história.”

Esses recursos, salienta a professora, são os melhores para a obtenção de um grande número de alunos alfabetizados no fim de um ano letivo. Por meio deles, Maria Bernadete sempre conseguiu bons resultados. Ela enfatiza, no entanto, que o mais importante é a alegria e o prazer que as crianças demonstram em estar na escola. Os estudantes evitam faltar às aulas para não perder a próxima história.

Coletânea
— Quando os alunos começam a dominar a leitura, a ida à biblioteca e a retirada de livros fica mais frequente. “Sendo eu uma contadora de histórias, acabo por plantar neles também o gosto de ouvir e contar”, avalia a educadora. Para o fim do ano, ela prepara uma coletânea das melhores histórias da turma.

Com 700 alunos em classes do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, a escola Davi Canabarro tem cinco turmas de alfabetização. “Enquanto escola, temos muita preocupação com a alfabetização e o letramento”, salienta a diretora Sílvia Letícia de Senna. “Contamos com profissionais que sempre buscam novidades e mostram disposição de usar o lúdico como ingrediente especial para o processo de construção da escrita e da leitura”, salienta a diretora. Sílvia é formada em pedagogia, com habilitação em supervisão escolar, e tem pós-graduação em informática educativa.

Cada professora da escola pode usar a metodologia que melhor domina e com a qual se sente mais à vontade. Segundo Sílvia, é possível observar diferenças nos resultados obtidos entre as diferentes turmas. Ela destaca as que adotam práticas lúdicas, com o uso de histórias. “Percebe-se um número maior de alunos que alcançam a alfabetização e também o tempo menor dos estudantes para concluir essa trajetória.”

Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php 
Boas Práticas Pedagógicas - Atividade Proposta: Crie a sua Fábula

Após a leitura de uma Fábula e a exploração dos elementos que a compõem, sugira a criação de uma Fábula.
Lembre-se:Toda Fábula tem um nome; Toda Fábula tem animais como personagens; Crie os personagens; Dê nome a eles; Esses personagens representam seres humanos, logo são antropomorfizados, ou seja, agem como seres humanos; Estabeleça diálogos curtos; Toda Fábula tem uma moral.
Sugestões:
Era uma vez ... Todos os dias ... Certa vez ... Certo dia ... Um belo dia ... No dia seguinte ... Finalmente ... E, por fim ... Afinal, ... Boa leitura!!!


O escritor Mário Prata ressalta que "[...] não existe nada melhor do que inventar ... criar histórias". 
Selma Cristina Freitas Pupim