Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Concurso Cultural Diálogos na Mantiqueira

Resultado - Concurso Cultural Diálogos na Mantiqueira


É com muita satisfação que apresentamos as frases inscritas no concurso cultural Diálogos na Mantiqueira, em divulgação da comunidade virtual Diálogos na Mantiqueira, um registro memorial dos participantes do Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, evento que acontece anualmente em São Francisco Xavier:


É preciso aperfeiçoar o comportamento leitor das crianças e jovens para a construção de novos sujeitos leitores. (Selma Cristina Freitas Pupim)

O foco na leitura representa o suporte necessário no sentido de despertar o comportamento leitor das crianças e jovens. Não fique de fora, leia! (Selma Cristina Freitas Pupim)

Ler é um processo de construção contínua. Cabe ao educador, à família e à sociedade envolver ativamente o leitor oferecendo os segredos de uma leitura reflexiva. (Selma Cristina Freitas Pupim)









O Confortável Sofá Amarelo bem clarinho..., de Lygia Bojunga Nunes

Por: Selma Pupim

Lygia Bojunga Nunes é considerada uma das mais interessantes escritoras brasileiras e uma das autoras mais lidas por várias gerações. Suas obras possuem um lado social forte e um estilo capaz de atingir temas complexos sem fazer restrições.


Sendo assim, sem abrir mão do imaginário, a obras da autora não se restringe ao espaço infanto-juvenil e consagra-se como uma leitura para todas as idades. Dessa forma, Lygia direciona suas obras a leitores, de modo abrangente, abordando temas relacionados ao cotidiano.

A autora constrói sua narrativa infiltrada de riquíssima fantasia, tomando elementos baseados na realidade, para discutir as suas evidentes preocupações sociais sem, contudo, deixar de lado sua função lúdica. Com uma linguagem própria, confere à sua produção um caráter único e capaz de influenciar o leitor na descoberta das mensagens que estão subjacentes em toda a sua escrita. Ficção e realidade se fundem.

O sofá estampado é, sem dúvida, uma obra que aguça a reflexão do leitor. A narrativa se estrutura em capítulos curtos, com uma riqueza de detalhes observada na descrição do sofá, que confere à história um ambiente aconchegante, ocupando o móvel, uma posição superior à da Dona-da-casa. Para a autora, que antropomorfiza seus personagens, o ser humano aparece como um mero detalhe, ou seja, de forma secundária.Sendo assim, “O resto todo da sala foi arrumado pra combinar com o sofá... Porque o sofá estampado não é só ele e pronto: é ele, e a Dalva” .(grifo nosso),(p.9)

A organização ficcional de Lygia, mantém um nível de criação verbal observado no uso de superlativos, na repetição de termos, na divisão silábica, para dar ênfase à oralidade, produzindo um jogo de linguagem que envolve o leitor, o conduz para o imaginário causando um encantamento.

Nesse sentido, a autora ultrapassa todos os limites em sua capacidade criadora, ao idealizar uma banheira capaz de transformar mágoa em pesquisa científica, num belo livro, numa descoberta médica ou até mesmo acabar com a poluição e com a fome que vai pelo mundo.

A obra de Lygia Bojuga Nunes, possui qualidades literárias que suprem a necessidade de fantasia do pequeno leitor ao público adulto. O prazer e a emoção que suas obras proporcionam contribuem de maneira significativa e duradoura para a literatura infanto-juvenil e, seguindo as palavras da escritora Ana Maria Machado, com a obra O sofá estampado não poderia ser diferente: “Leia e resista se for capaz”.


NUNES, Lygia Bojunga. O Sofá Estampado. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.