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terça-feira, 14 de junho de 2011

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


Introdução
 
Atualmente, os modernos recursos didáticos e demais equipamentos relacionados ao uso das Tecnologias da Informação – TICs se tornaram fundamentais para a vida contemporânea, sobretudo, para a Educação.
Sob esse contexto, estudos conduzidos em diferentes países apontam a existência de concepções distintas acerca de tecnologia e suas implicações na educação escolar. Assim, os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao apresentarem as novas diretrizes para o Ensino de Matemática salientam o seu papel para a discussão e argumentação de temas de interesse de ciência e tecnologia. Um segundo aspecto salientado é a interconexão tecnologia e matemática:


[...] perceber o papel desempenhado pelo conhecimento matemático no desenvolvimento da tecnologia e a complexa relação entre ciência e tecnologia ao longo da história; acompanhar criticamente o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, tomando contato com os avanços das novas tecnologias nas diferentes áreas do conhecimento para se posicionar frente às questões de nossa atualidade (BRASIL, 2002, p. 117-118).


O uso da tecnologia na educação básica está, assim, fortemente presente no discurso educacional oficial, e já deve ter sido incorporado ao discurso de professores da educação básica. A nosso ver, a superação das barreiras para o uso efetivo de tecnologia nas escolas depende de dois movimentos paralelos: do professor enquanto sujeito, no sentido de se formar para uma incorporação tecnológica, e do sistema educacional, enquanto responsável pela implantação das condições de incorporação da tecnologia na escola.

 Justificativa

  Sendo assim, os alunos poderão explorar o mundo utilizando o computador como ferramenta de aprendizagem e instrumento para desenvolver habilidades. Diante desse panorama, verifica-se a necessidade de inseri-los no chamado “letramento digital” transformando as disciplinas em integradas, modernas, didáticas e motivadoras.
No entanto, precisamos de programas cujo grau de interatividade que o aluno tem com os conceitos seja maior do que em uma aula expositiva. Dada a quantidade de informações que a informática coloca à disposição do aluno, o papel do professor como orientador que ajuda os estudantes a comparar, selecionar, avaliar e criticar deve ser maior do que na época que utilizávamos apenas os livros.
Desse modo, centramos o foco de nosso trabalho no movimento que cada professor de matemática precisa realizar, com vistas a sua própria formação para a tecnologia. Nas pesquisas sobre o papel que as “novas tecnologias” e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) poderiam desempenhar na educação matemática, e nos documentos de propostas curriculares oficiais de diversos países, podemos identificar grandes categorias de argumentos que caracterizam duas concepções. A primeira concepção, que denominamos consumir tecnologia, está relacionada aos argumentos que essencialmente sustentam serem as novas tecnologias e as TICs recursos poderosos para ensinar e aprender matemática.
As visões aglutinadas na segunda concepção, que denominamos incorporar tecnologia, sustentam que ao se assenhorearem das novas tecnologias e das TICs, transformando-as em ferramentas e instrumentos cognitivos, professores e educandos mudam a forma de fazer matemática e mudam a forma de pensar matematicamente. Algumas das visões subjacentes a essa concepção avançam ao afirmar que as novas tecnologias e as TICs mudam a própria matemática que se ensina, se faz e se aprende.


Objetivos:  
Entendemos que o objetivo da aula com o Software Geogebra representa uma evolução do entendimento do professor sobre as concepções do uso da tecnologia na Educação Matemática e de sua atitude de consumir a tecnologia para incorporar e matematizar essa tecnologia. A concepção matematizar a tecnologia entende tecnologia como parcialmente decorrente da matemática e, ao mesmo tempo, impulsionando o desenvolvimento da mesma.

O Geogebra é um programa livre de geometria dinâmica criado por Markus Hohenwarter para ser utilizado em ambiente de sala de aula. Por um lado, o GeoGebra é um programa de geometria dinâmica. Você pode realizar construções utilizando pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas bem como funções e alterar todos esses objetos dinamicamente após a construção estar finalizada. Por outro lado, podem ser incluídas equações e coordenadas diretamente. Assim, o GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, vetores e pontos, derivar e integrar funções e ainda oferece comandos para encontrar raízes e pontos extremos de uma função. O programa reúne as ferramentas tradicionais de geometria, com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo. Assim tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: sua representação geométrica e sua representação algébrica.


Metodologia
·         Aulas realizadas no Laboratório de Informática com o uso do software Geogebra.


Geogebra: uso das TIC


O exemplo de boas práticas pedagógicas já se tornou constante na Rede Municipal de ensino de Ourinhos. Nos dias 08 e 11/04/2011,  nas dependências do Laboratório de Informática da EMEF Profa. Jandira Lacerda Zanoni,  sob a responsabilidade da professora de Matemática Silmara Aparecida Pedroso da Silva e com o apoio do Professor Hélio R. Cavenago, as turmas 901, 902, 903 puderam apreciar uma aula com o software GEOGEBRA. Foi possível constatar um momento de aprendizado riquíssimo e contemplação durante a explicação da professora e do trabalho desenvolvido em sala de aula. O GEOGEBRA é um software de acesso livre que  permite utilizar, copiar e distribuir o aplicativo para fins não comerciais, por isso poderá  ser um importante aliado dos professores como recurso metodológico. Além disso, permite a abordagem de diversos conteúdos trabalhados na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), especialmente Geometria e Funções.
Os professores de nível II das Escolas Municipais estão promovendo estudos do GEOGEBRA durante os seus horários de estudos (HE), realizados quinzenalmente junto ao professor-coordenador de Matemática, Hélio Roberto Cavenago, com o apoio do professor Ricardo Ferreira, responsável pelo Setor de Informática que viabilizou a instalação do software em todas as Unidades Escolares de Nível II. “Podemos agora propiciar aos nossos alunos aulas diferenciadas para o exercício do aprendizado”, ressalta o professor Hélio Roberto Cavenago.É a Rede Municipal de Ensino de Ourinhos, no uso das novas Tecnologias da Informação, mostrando mais uma vez o compromisso dos profissionais da Educação do Município de Ourinhos.


Avaliação

Após a realização das aulas observou-se um grande interesse dos alunos pelas aulas de Matemática. Por meio do uso das TICs é possível tornar as aulas mais atrativas e desenvolver o gosto por cálculos matemáticos. Por meio da construção interativa de figuras e objetos, é possível melhorar a compreensão dos alunos por meio da visualização, percepção dinâmica de propriedade, estímulo heurístico à descoberta e obtenção de conclusões "validadas" na experimentação.


Referências Bibliográficas:
REIS, M. F. Da revisão da educação tecnológica à base conceptual para uma nova política de educação tecnológica. In: REIS,M.F. Educação Tecnológica: a montanha pariu um rato? Porto: Porto Editora, 1995, Cap. 2, p.37-57.
Software de Matemática Dinâmica Gratuito. : http://www.professores.uff.br/hjbortol/geogebra/geogebra.overview.html. Acesso em: 31/05/2011.
GeoGebra. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/GeoGebra. Acesso em: 30/05/2011.


Grupo 03
Letícia Rarek Conceição
Renata Aparecida Maia Soares
Selma Cristina Freitas Pupim

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