Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa


A III Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada no dia 02 de setembro, nas dependências do Palácio da Cultura e na Entidade Lar São Vicente de Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo. A conferência teve como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” e contou com a presença de autoridades locais e da região, representantes da sociedade civil e do setor público, escolhidos nos municípios de abrangência regionais, voluntários, idosos.
A conferência teve por objetivo debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, no sentido de buscar uma longevidade saudável, assim como medir os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva de sua efetivação. Além disso, o evento buscou sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto do envelhecimento da população brasileira e mobilizar a população do município e região, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade.
Os palestrantes ressaltaram a necessidade de fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo, em defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas do governo. A conferência também teve como principal atribuição eleger 14 delegados para a XIII Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro no município de Águas de Lindoia.  
Com base na premissa de que “O idoso é um cidadão pleno de direitos”, os grupos de discussão elaboraram propostas centradas em eixos temáticos com a meta de pensar a pessoa idosa como cidadãos que precisam ser respeitados e conquistados pela sociedade brasileira. Para tanto, será preciso  buscar caminhos e contar com a participação e com a responsabilidade dos diversos setores que tratam das políticas de idosos. A conferência, ainda, foi uma oportunidade para que os idosos pudessem se posicionar junto aos representantes do poder público, do Judiciário e do Legislativo para que os gestores das diferentes políticas públicas pudessem debater e definir mudanças para um envelhecer com qualidade de vida.
O Conselho Municipal do Idoso de Ourinhos, sob a presidência do Conselheiro Dr. Elpídio Edson Ferraz e demais conselheiros, marcou presença no evento, com expressiva participação e atuação que tem conduzindo os trabalhos neste município, demonstrando fortalecimento da participação social e atenção integral à pessoa idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário