Total de visualizações de página

domingo, 2 de outubro de 2011


Dia Mundial do Idoso: direito ao respeito


Por: Selma Pupim


João Paulo II costumava perguntar: “O que é a velhice? E respondia: A velhice é o tempo favorável para se cultivar, ainda e muito, a sabedoria do coração.”


Idosos, sim! Velhos, não! É nesse contexto que o mundo comemora hoje, 01 de outubro, o Dia Internacional do Idoso. Em todo país, uma infinidade de atividades e ações educativas consolida esta data tão importante para essa população cheia de esperança e que celebra cada conquista.


Sem dúvida, quem já viveu décadas e exala experiência e sabedoria, merece viver no seio de sua família com total assistência, amparo e sem discriminação de qualquer natureza.


Os Conselhos Municipais do Idoso integra uma série de atividades com foco na sensibilização contra a violência, maus tratos, abandono ao idoso e pela garantia de seus direitos. Muitas conquistas tem marcado essa árdua luta e, muito mais do que viver mais, o objetivo maior centra-se na qualidade de vida dessa faixa etária.


É sabido que os idosos estão envelhecendo mais e as suas necessidades também são acrescidas. E, se neste cenário, não existirem políticas públicas realmente eficientes, eles ficarão totalmente desassistidos. As pesquisas apontam que em 2025 o país abrigará mais de 32 milhões de idosos. Assim, é preciso estruturar os serviços de saúde, lazer, educação, assistência social, de transporte, mobilidade, dentre outras.


Desse modo, a expectativa de vida cresce de forma acelerada e no atual cenário, faz-se necessário implementar ações para dar suporte a essa nova geração e assegurar a proteção social, a assistência a longo prazo e o acesso à saúde pública representando mais oportunidade e, sobretudo, respeito a esse eterno aprendiz.


Parabéns a todos os IDOSOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário