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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Estudo pela Leitura Trabalhada

Sugestão de Trabalho em Sala de Aula
   

Estudo pela Leitura Trabalhada


1 – Importância da Leitura

Não basta ir às aulas para garantir pleno êxito nos estudos. É preciso ler e, principalmente, ler bem. Quem não sabe ler com competência não saberá resumir um texto e, finalmente, não saberá estudar com competência.
É muito importante participar das aulas, pois elas abrem horizontes para as grandes caminhadas, ao aluno que conduz seus estudos com seriedade e almeja atingir resultados plenos de seus cursos.
Para elaborar trabalhos é necessário ir às fontes, aos autores, aos livros; é preciso ler, ler muito e, principalmente, ler bem. Alguns títulos são básicos, ou de leitura obrigatória, útil para propiciar conhecimento de mundo ao aluno; já outros são mais especializados, no entanto o aluno não deverá ater-se apenas às obras indicadas pelo professor. É necessário utilizar-se de fontes mais amplas e mais especializadas sobre cada tema a ser estudado.
A leitura amplia e integra os conhecimentos, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação. Quem lê constrói sua própria ciência (seus conhecimentos); quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu (tem uma visão restrita de tudo, não tem um conhecimento profundo de nada), atém-se ao senso comum.
Além do hábito de leitura, o aluno deverá sentir atração pelo saber e encontrar meios para buscá-lo. O crescimento cultural apresenta crises que se compara ao crescimento físico; quem não sente apetite não deve deixar de alimentar-se, pois poderá comprometer a sua saúde.
Também na leitura trabalhada devemos ser perseverantes; só esta perseverança garantirá uma espécie de integração de dados, que vão se acumulando como frutos da leitura continuada.

2 – Como Selecionar o que Ler    

            O título do livro ou de um texto é a primeira informação que temos sobre seu conteúdo, mas não deve figurar como critério de escolha para a leitura. Devemos examinar sumariamente o livro cujo título nos interessa à primeira vista; devemos ver o nome do autor, seus dados biográficos, ler sua “orelha”, o índice da matéria ou obra e ler rapidamente o prefácio. Tudo isso auxilia a seleção da leitura, também podemos consultar os professores da respectiva área.
            Todo estudante deveria interessar-se pela formação de uma pequena biblioteca de obras selecionadas, pois os livros são suas ferramentas de trabalho. O primeiro passo é adquirir os livros citados pelos professores como indispensáveis ou fundamentais e, em seguida, as obras mais amplas e mais especializadas dentro da área ou do interesse particular de cada um.

3 – Velocidade e Eficiência da Leitura

            Alguns lêem tão devagar que, ao final do parágrafo, já tiveram tempo para esquecer seu início, e voltam para revê-lo. Estes retornos representam perda de tempo que se soma à lentidão da leitura. Quem assim procede não encontra tempo para ler, pois não há tempo que chegue e, desta forma nunca chegará ao final da leitura.
            Normalmente, a leitura veloz não prejudica a eficiência ou a compreensão. Quem lê bem e depressa encontra tempo para ler e faz seu tempo render. Não se lêem com a mesma velocidade textos de diferentes gêneros como, por exemplo, um romance e um manual de biologia. Por outro lado, cada um deve atingir sua velocidade ideal, porém é certo de que sempre é possível aumentar a velocidade sem prejuízo da compreensão.
Algumas considerações poderão levar a um aumento de velocidade e de eficiência na leitura, aumentando o rendimento do esforço no estudo, através da leitura.



4 – Comodidade e Higiene na Leitura

            O ambiente de leitura deve reunir condições que a favoreçam. É preferível e mais confortável ter um ambiente amplo, arejado, bem iluminado e silencioso; é preferível ler sentado a ler em pé ou deitado. Além do texto a ser lido, é importante ter à mão um bom dicionário, lápis e um bloco de papel. É de suma importância o clima de concentração durante a leitura.
            Todos esses procedimentos estão desenvolvidos e aprovados nos tratados de pedagogia e de didática. Quem não dispuser do ambiente ideal de leitura poderá aprender a ler com velocidade e eficiência num banco de jardim, numa sala de espera ou até mesmo numa fila de ônibus. Cada um constrói sua casa com as pedras que possui, o importante é criar condições para a leitura.

5 – Definição de Propósitos 

            Às vezes, as pessoas lêem para passar o tempo, para não manter conversação com a pessoa estranha que se sentou a seu lado, ou para dar ares de intelectual; estas são maneiras de dar alguma finalidade à leitura. Mas não é desse propósito que nos referimos. A finalidade básica da leitura é cultural, é a procura, a crítica, a retenção de conhecimentos e, isto se faz, em primeiro lugar, pela busca das idéias centrais do texto. Cada texto, cada capítulo, cada parágrafo têm uma idéia principal, um conceito fundamental. “É essencial que o estudante descubra sempre qual é a moral da história”.
Em cada parágrafo o leitor deve captar a idéia principal concentrando-se em sua procura. O mau leitor lê palavras, como se todas tivessem igual valor; o bom leitor lê idéias. Quem lê idéias capta melhor o que lê, mas isso é fruto de treinamento.
Desse modo, é necessário adquirir o hábito de encontrar a idéia principal em cada parágrafo que ler; manter a idéia em mente enquanto continua a ler. Se tiver dúvidas à respeito , releia o parágrafo para se certificar de que captou a idéia correta.

6 – A Idéia Mestra em sua Constelação

            A idéia central de um texto aparece ligada a uma constelação de idéias dispostas à sua volta. É importantíssimo discernir o principal e o secundário, a idéia mestra e os pormenores mais ou menos importantes. O bom leitor não lê apenas o essencial; apenas resumos; o bom leitor “produz” resumos e procura acompanhar a articulação das idéias.

7 – Sublinhar com Inteligência

            Sublinhar é uma arte que auxilia a colocar em destaque as idéias mestras. Quem sublinha com inteligência está constantemente atento à leitura e descobre o fundamental em cada parágrafo. O hábito de sublinhar favorece também durante as revisões, no estudo para a prova. Nem todas as palavras que parecerem importantes deverão ser sublinhadas; sublinhar é uma técnica que requer normas.

8 – Normas para Sublinhar

q       Sublinhar apenas as idéias principais e os detalhes importantes; não sublinhar longos períodos e sim as palavras-chave.
q       Não sublinhar por ocasião da primeira leitura; leiam primeiro um ou mais parágrafos, e retornem para sublinhar aquelas palavras ou frases essenciais.
q       Reconstruir o parágrafo a partir das palavras sublinhadas.
q       Assinalar com um sinal de interrogação os pontos de discordância. Podemos não concordar com as posições do autor.




9 – Vocabulário e Leitura Eficiente

            O domínio cada vez mais amplo do vocabulário enriquece nossa possibilidade de compreensão e aumenta a velocidade da leitura. Mas como aumentar nosso vocabulário? Decorando o dicionário? O melhor recurso para aumentar o próprio vocabulário é, sem dúvida, a leitura.
Como proceder diante de uma palavra de sentido desconhecido? Seguir adiante impedirá que se conheça o sentido do texto e isso compromete a sua interpretação; o primeiro procedimento a ser realizado é sublinhar as palavras desconhecidas e procurá-la num dicionário. Se não for possível a consulta no momento, anote o parágrafo para uma posterior consulta, mas lembre-se: não anotar a palavra isolada, ela não fará sentido. Ao final do capítulo, apanhe o dicionário para esclarecer todas as palavras desconhecidas.
O fundamental é que não se deve perder a oportunidade de enriquecer o próprio vocabulário pela preguiça da busca de palavras novas. Isso prejudica a compreensão do texto e impede o próprio crescimento cultural.

10 – A Leitura e Esquemas de Resumo

            Para melhor captar, gravar e facilitar o conteúdo da leitura os resumos se apresentam de maneira eficazes. Quem lê bem, sintetiza as idéias relevantes e já inicia o caminho para a elaboração do resumo daquilo que leu. Quem não lê com discernimento e não sublinha com inteligência, fará resumos falhos que mais atrapalharão nos estudos do que ajudarão.

11 – Regras do Resumo

            O resumo consiste no trabalho de condensação de um texto, nos elementos de maior importância. O resumo difere do esquema porque é formado por parágrafos de sentido completo e sua leitura dispensa a do texto original.
Numerosas pesquisas provaram que recordamos muito melhor as coisas que fazemos; o trabalho de resumir ajuda à captação, análise e a fixação, aumentando o aproveitamento geral.
Não se deve resumir antes de ler todo o texto, de sublinhar e fazer anotações à margem dele; ser breve – se é resumo, não se estenda em demasia; depois de uma primeira leitura geral e corrida e depois de todos os esclarecimentos de termos, está preparado o caminho para um resumo perfeito. Com o texto diante dos olhos entendemos a importância sobre o Estudo pela Leitura Trabalhada no processo de crescimento cultural.
Poderá haver dificuldades numa primeira tentativa, mas é necessário iniciar esta prática e todas as nossas leituras estarão beneficiadas com esta maneira correta de se trabalhar um texto. É preciso iniciar uma metodologia de estudo para adquirir sempre um conhecimento mais amplo e associar novas conquistas a conhecimentos anteriores. Este é o objetivo deste texto: orientar um Estudo pela Leitura Trabalhada e mostrar que é fácil ler bem. Quem não lê jamais amará a leitura ou tirará dela o esperado benefício. Quem aprendeu a ler confessa que passou a gostar e ler e tirar grandes vantagens do estudo através da leitura; passou a encontrar tempo para ler e fazê-lo mais depressa e com melhor compreensão.


Referências Bibliográficas

RUIZ, João Álvaro. Estudo pela Leitura trabalhada. Cap. 2, p 35-47. In: Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 1996.


Selma Cristina Freitas Pupim

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