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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lygia Bojunga Nunes – Fortuna crítica atualizada em 04.01.2008

por Selma Cristina Freitas Pupim


Lygia Bojunga Nunes tem sido objeto de estudo em dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. A pesquisa realizada por Claudia de Souza Lemos, sob o título O imaginário: fonte de descoberta do sujeito (1994) expõe algumas considerações sobre o imaginário e as imagens criadas pela autora a partir da personagem Raquel, de A bolsa amarela (1976), de Bojunga. Nesse trabalho, Lygia ressalta a importância do sentido que cada imagem adquire no texto, assim como, as vontades e os conflitos da menina são ressaltadas. 
Berta Lúcia Tagliari Feba apresenta sua dissertação de Mestrado utilizando o método recepcional com o título Os colegas (1972), de Lygia Bojunga Nunes: Um estudo da recepção no ensino fundamental. 
Marta Yumi Ando apresenta em sua dissertação de Mestrado o título  Do texto ao leitor, do leitor ao texto, uma análise da participação do leitor e da recepção das obras Angélica (1975) e O abraço (1995).
Hugo Monteiro Ferreira analisa a influência que a leitura de A bolsa amarela (1976) e A casa da madrinha (1978) desempenha na construção de imagens na mente humana. O autor assegura que as imagens do imaginário são reconstituídas à medida que o processo da leitura se concretiza. 
Débora Aparecida I. de Souza em O imaginário na ficção de Lygia Boyunga Nunes: tradição pedagógica ou reinvenção do gênero (2000) analisa a produção literária da autora, enfocando o espaço textual no qual se encontram o imaginário e outras probabilidades discursivas. Sendo assim, a pesquisadora constata em que medida os textos de Lygia desfaz a tradição pedagógica dos livros para crianças. 
Zila Leticia Goulart Pereira Rego em: A representação da criança na linguagem literária de Lygia Bojunga Nunes (1998); recorre a outros temas abordados pela autora: a representação da criança por meio da palavra. Pelas veredas do símbolo: uma leitura de Lygia Bojunga Nunes (1999), de Cinara Ferreira Pavani e a formação do leitor, explorada no trabalho de Zelinda Macari Tochetto: Um olhar sobre a construção do Leitor infantil (2001). 
A tese O olhar estampado no sofá: uma leitura semiótica da visualidade inscrita n' O sofá estampado (1994), de Marisa Martins Gama Khalil,  verifica a exploração do ponto de vista da semiótica; a autora pesquisa por meio da visualidade inserida na obra O sofá estampado (1980), de Lygia Bojunga Nunes, as técnicas das artes visuais. 
A visão por meio da psicanálise coube à Kathi Crivellaro Lopes em A busca do desejo em Corda bamba, de Lygia Bojunga Nunes (1996); o autor recorre às teorias de Sigmund Freud e de Jacques Lacan para analisar a obra Corda bamba (1979), de Bojunga, a partir de uma visão psicanalítica. A autora retoma conceitos como o termo "fantasia" empregado em seu estudo como sinônimo de sonho. 
Diante desse quadro, busca compreender os sonhos da personagem principal de Corda bamba, Maria. A pesquisa de Alice Atsuko Matsuda Pauli , cujo título é: A travessia de Maria: uma experiência de leitura de Corda bamba, de Lygia Bojunga Nunes (2001), na qual submete uma obra ao estudo recepcional, objetivo deste trabalho. A proposta da pesquisa de Alice é analisar e interpretar o livro Corda bamba (1979), de Bojunga, observa como acontece a recepção da obra por duas turmas de oitava série de uma escola pública de Cornélio Procópio (PR), em 2000. 
A seguir, a tese de doutorado: Em Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lygia Bojunga Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil (1994), de Maria dos Prazeres Santos Mendes, busca refletir a natureza e a função, sob o enfoque da semiótica peirceana. Sueli de Souza Cagneti, em Do objetivo transcendente ao objetivo imanente das novelas de cavalaria: a literatura juvenil no Brasil e em Portugal (1994) considera o modelo da busca nas narrativas de viagem, iniciando por uma novela de cavalaria do século XII. A pesquisadora teve o intuito de confrontar os procedimentos dos heróis de narrativas juvenis contemporâneas brasileiras e portuguesas (O viajante das nuvens, de Haroldo Bruno, O sofá estampado (1980), de Lygia Bojunga Nunes, O príncipe com orelhas de burro, de José Régio e Aventuras de João sem medo, de José Gomes Ferreira). 
Rosa Maria Cuba Riche ressalta as relações entre produção e recepção em: O feminino na literatura infantil e juvenil brasileira: poder, desejo, memória e os casos Edy Lima, Lygia Bojunga Nunes e Marina Colasanti (1996), cujo objetivo foi averiguar a configuração estética de diferentes perfis femininos nas obras desses autores. 
Rosa Maria Graciotto Silva em Da casa real à casa sonhada: o universo alegórico de Lygia Bojunga Nunes (1996), avalia os livros da escritora gaúcha publicados entre 1972 e 1992, com o intuito de verificar as possíveis homologias com a realidade histórica, política e social brasileira correspondente a esse período. Silva estuda o contexto alegórico na obra de Lygia e percebe a adaptação dos recursos empregados na estruturação de suas obras que se relaciona com a realidade transfigurada e, de forma conexa, em sua função de mostrar o homem e atuar em sua formação. 
Ainda, Rosa Maria Graciotto Silva em: De Lygia Bojunga a seus leitores: Diálogos Possíveis, trabalho apresentado na Universidade Estadual de Maringá, estado do Paraná, ressalta que a produção ficcional da autora tem alcançado consagração da crítica nacional e internacional, destacando-se pela abordagem de temas sociais do cotidiano. A pesquisadora considera que a harmonia entre a ficção e a realidade propicia que o leitor tenha uma melhor compreensão de si mesmo, assim como o auxilia no diálogo que estabelece com a sociedade, Essa temática é evidenciada em Sapato de salto, obra publicada em 2006, o processo de construção da personagem criança, em sua singularidade e em sua interação com o outro, bem como, os problemas que a angustia. A construção da personagem em Lygia Bojunga: identidade e emoção (2007), trabalho apresentado no XXIV Seminário Brasileiro de Crítica Literária; De Cristina à Sabrina: a construção da personagem em Lygia Bojunga, XXIV Seminário Brasileiro de Crítica Literária. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Do Bife à Pipoca, publicado na Revista Linguagem em Discurso, volume 1, número 2, jan/jun. 2001, Fiamoncini M. apresenta uma análise das marcas que caracterizam a produção literária moderna e pós-moderna, como a narrativa se estrutura, seus processos discursivos, bem como, as vozes que se manifestam e dialogam nesse mundo moderno,do conto “O bife e a pipoca”, de Bojunga. 
Por fim, a recorrência de alguns estudos a respeito do método recepcional e outros acerca das obras A bolsa amarela (1976), A casa da madrinha (1978) Corda bamba (1979) e O sofá estampado (1980), sendo somente Corda bamba, analisado por um viés semelhante a este trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
B. Textos críticos sobre a autora
ANDO, Marta Yumi. Do texto ao leitor, do leitor ao texto. Maringá, 2006. Dissertação de Mestrado em Letras, Universidade Estadual de Maringá – Pr.
FEBA, B. L. T. Os Colegas, de Lygia Boyunga Nunes: Um Estudo da Recepção no Ensino Fundamental. 2005. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Maringá – Paraná.
KHALIL, M. M. G. O olhar estampado no sofá: uma leitura semiótica da visualidade inscrita no Sofá estampado. Assis, 1994. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 
LEMOS, C de S. O imaginário: fonte de descoberta do sujeito. Rio de Janeiro, 1994. 75p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
LOPES, K. C. A busca do desejo em Corda bamba, de Lygia Bojunga Nunes. Santa Maria, 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. 
MARTHA, A. A. P. SAPATO DE SALTO: temas polêmicos em Lygia Bojunga. XXIV Seminário Brasileiro de Crítica Literária. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
MENDES, M. dos P. S. Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lygia Bojunga Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil. São Paulo, 1994. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 
NUNES, L. B. Os colegas. Desenhos Gian Calvi. 47. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
PAVANI, C. F. Pelas veredas do símbolo: uma leitura de Lygia Bojunga Nunes. Porto Alegre, 1999. 136p. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 
PAULI, A. A. M. A travessia de Maria: uma experiência de leitura de Corda bamba, de Lygia Bojunga Nunes. Assis, 2001. 335p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 
REGO, Z. L. G. P. A representação da criança na linguagem literária de Lygia Bojunga Nunes. Porto Alegre, 1998. 189p. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 
RICHE, R. M. C. O feminino na literatura infantil e juvenil brasileira: poder, desejo, memória e os casos Edy Lima, Lygia Bojunga Nunes e Marina Colasanti. Rio de Janeiro, 1996. 255p. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga: As Reinações Renovadas. Prêmio APCA categoria Ensaio – 1997. Agir. Dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1985.
______ . O Universo Ideológico de Lygia Bojunga Nunes. Disponível em <http://www.collconsultoria.com/artigo2.htm>. Acesso em 11 ago.2007.
SILVA, R. M. G. Da casa real à casa sonhada: o universo alegórico de Lygia Bojunga Nunes. São José do Rio Preto, 1996. 248 p. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 
______ . A construção da personagem em Lygia Bojunga: identidade e emoção. 2007. Editora a definir.
______ . De Lygia Bojunga a seus leitores: Diálogos Possíveis. Universidade Estadua lde Maringá ,- PR.
______ . DE CRISTINA À SABRINA: a construção da personagem em lygia
Bojunga. XXIV Seminário Brasileiro de Crítica Literária. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, S. A. A Leitura Literária e a Formação de  Leitores. nas 3. as. e 4. as. séries do Ensino Fundamental da. cidade de Paranavaí. 2004. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Maringá – Paraná.
SOUZA, D. A. I. de. O imaginário na ficção de Lygia Boyunga Nunes: tradição pedagógica ou reinvenção do gênero. 2000. 133p. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais. 

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber onde você encontrou o texto MARTHA, A. A. P. SAPATO DE SALTO: temas polêmicos em Lygia Bojunga. XXIV Seminário Brasileiro de Crítica Literária. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ?? Preciso muito desse texto, mas não encontro em lugar nenhum!!

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