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domingo, 26 de setembro de 2010

Boas Práticas Pedagógicas: Análise Estrutural da Narrativa

De um modo geral, os professores costumam recomendar aos seus alunos, após uma leitura extra classe, os dados biográficos do autor e um resumo da obra lida. Para tanto, o estudante deverá receber uma orientação didática, clara e objetiva, capaz de mostrar-lhe os aspectos a encarar, as qualidades a sublinhar, as virtudes a ressaltar no que tange à técnica da narrativa, sua estrutura, à caracterização das personagens, à linguagem ou estilo e outros aspectos.
Dessa forma, sem essa orientação, as chamadas impressões da leitura resultam vagas, difusas, traduzindo-se em apreciações infundadas ou desconexas. Na maioria das vezes, o aluno sequer se lembra da história lida. 
O roteiro que segue, tem sido adotado em pesquisas de campo com alunos e apresentado resultados satisfatórios, alguns trabalhos têm-se revelado dignos de publicação. Os itens abaixo selecionados poderão ser ajustados às características da obra recomendada.

Roteiro para análise literária

I – Dados sumários sobre o autor e a obra
1 – Autor: nome completo, local e data de nascimento e morte; dados biográficos essenciais: época ou estilo da época.
2 – Obra: romance, novela ou conto? Local (cidade), editor e data da edição lida.
3 – Resumo.

II – Estrutura – os elementos da narrativa
1.  Personagens
Nomeie as mais importantes; identifique a protagonista, antagonista e, em seguida, as secundárias.
Quanto à caracterização:
1.1  O autor descreve-as logo de início?
1.2  As personagens parecem-lhe reais ou imaginárias?
1.3  Despertam-lhe simpatia, admiração, aversão, angústia ou deixam-no indiferente?
1.4  Já encontrou em outras obras personagens semelhantes?

2.  Enredo (intriga, história, trama)
2.1  Há exposição ou apresentação? Se há, onde termina?
2.2 Onde começa a complicação (capítulo, cena ou episódio)?
2.3 Onde começa o clímax (auge, ápice, suspense)?
2.4 Em que trecho ocorre o desfecho?
2.5 Acha que o desfecho foi artificialmente protelado para manter o leitor em suspense?
2.6 O enredo parece-lhe invenção ou evidenciam-se nele traços autobiográficos do autor?
2.7 Há unidade e organicidade na narrativa, ou seja, os fatos, episódios encadeiam-se naturalmente, mantendo lógica entre si ou trata-se de episódios independentes?
2.8 Há uma só intriga, ou há a presença de tramas paralelas?

3.  Ambiente (cenário, paisagem, lugar)
3.1 Qual é o local dos acontecimentos? Há mais de um ou há unidade de lugar?
3.2 Qual é o tipo de ambiente predominante? Físico (natureza, campo, cidade); ou social (comunidade, fábrica, escola, clube)?
3.3 Cor Local e atmosfera: nas descrições predominam os elementos físicos do ambiente, ou, ao contrário, sobressaem os de natureza emocional, intelectual ou psicológica. Especifique, exemplifique.
3.4 O autor alonga-se em descrições detalhadas do ambiente? Julga essas descrições condicionadas ou ajustadas à ação e ao comportamento das personagens? Considera-as indispensáveis ao desenrolar da história?
3.5 O ambiente descrito constitui um lugar comum do estilo da época ou escola literária? Há originalidade nas descrições? Você costuma ler todas as descrições ou “passa por cima”?

4. Tema (assunto)
Trata-se de romance (conto ou novela) de aventuras ou de ação? De fundo histórico? De suspense? De horror? De conflito amoroso ou psicológico? Tem conotação política disfarçada? Será ficção científica?

5. Tempo
5.1 A narrativa parece-lhe lenta, quer dizer, há pouca ação e muitos comentários e reflexões do autor?
5.2 Ou a narrativa parece-lhe rápida, acelerada, em virtude da sucessão contínua dos acontecimentos?
5.3 A ordem da narrativa é cronológica ou do tipo flasback?
5.4 Em que época se desenrola a narrativa? Qual a sua duração?

6.  Ponto de Vista
6.1 O narrador é também uma das personagens? Em que pessoa gramatical é feita a narrativa (primeira ou terceira)?
6.2 O narrador é onipresente, ou seja, está em toda a parte?
6.3 O narrador relata episódios ocorridos simultaneamente em lugares e ou épocas diferentes e aos quais não poderia assistir?
6.4 O narrador acompanha as personagens como um espectador neutro ou interfere, julgando, comentando ou prevendo o comportamento delas?
6.5 O narrador tem o hábito de dirigir-se ao leitor? Exemplifique.

III – Linguagem e estilo
1.         O estilo do autor parece-lhe correto? É vivo, espontâneo, convencional, vulgar? Exemplifique.
1.2       Há traços estilísticos como, preferência por certas estruturas de frase, certas palavras, expressões?
1.3       Há desleixos gramaticais?
1.4       Há distinção entre o estilo da fala, diálogos, vocabulário das personagens e do autor?
1.5       A fala dos personagens representa a realidade do cotidiano?
1.6       Há modismos no estilo do autor, como gíria, regionalismos, vulgarismos?

IV – Idéias e concepções
1.         A obra apresenta sinais de preconceitos de ordem moral, racial, social ou religiosa?
2.         O autor aborda problemas que afligem a humanidade?
3.         A obra representa um testemunho dou depoimento sobre a sua época?

V – Impressões provocadas pela leitura
1. Qual a sua impressão sobre a obra?
2. Você gostou da obra? Sentiu empolgado pela narrativa?
3. Em algum momento você teve vontade interferir nos acontecimentos?
4. A leitura o enriqueceu culturalmente ou espiritualmente? Provocou reflexões?
5. Leu outras obras do mesmo autor?
6. O que você gostaria de comentar a respeito da obra e do autor?


Selma Cristina Freitas Pupim

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