“A Hora da Leitura deverá ser um momento de lazer,
um momento agradável, de descontração”
“A leitura é um instrumento privilegiado na construção de conhecimentos, toda leitura enriquece”
· Formular previsões sobre o texto a ser lido
· Formular perguntas sobre o que foi lido
· Esclarecer possíveis dúvidas sobre o texto
· Resumir as idéias do texto - interpretação
Isso se resume em:
· Antes, durante e depois da leitura – toda leitura deve ser planejada
Leitura compartilhada: professor e alunos devem ler o texto, primeiramente em silêncio e depois em voz alta;
Em seguida faz-se um resumo (oral) do que foi lido e esclarecimentos do que foi lido;
Exemplo: Conto “Violino Cigano”
Antes da leitura – (ler as entrelinhas – análise das saliências grafo-visuais)
1. Anotar no caderno nome e autor do conto
2. Quem pode explicar o que é “um conto”?
3. O que o título sugere? Do que vocês acham que este texto vai tratar?
4. Quem escreve, homem ou mulher?
5. O que você sabe sobre “ciganos”?
Durante a leitura – (ler as linhas)
1. Atenção na narrativa – assumir um papel ativo na leitura;
2. Personagens;
3. Espaço – local em que se passa a história;
4. Tempo – época, duração da história;
5. Vocabulário – anotar no caderno as palavras desconhecidas
Pós – leitura – (ler por trás das linhas)
1. Conversa sobre o texto;
2. O que você sabia sobre contos?
3. O que você aprendeu ao ler o conto?
4. Faça um resumo do conto (10 linhas);
5. Quantos personagens tem no conto?
6. Cite as características físicas e psicológicas de cada uma delas;
7. Você ficou satisfeito com o final da história ou daria um outro final?
Reflexão
Qual é a mensagem que podemos tirar do conto?
R – O conto nos mostra que o ser humano é capaz das maiores atrocidades em benefício próprio, que a verdade sempre vem à tona e os opostos do sentimento: o amor da mãe que renuncia a própria vida pela filha e a inveja da irmã que chega a matar.
“A leitura nos enriquece e de toda leitura se tira algum proveito”
Selma Cristina Freitas Pupim
Nenhum comentário:
Postar um comentário