Total de visualizações de página

domingo, 26 de setembro de 2010

Boas Práticas Pedagógicas: Estratégias de Leitura


“A Hora da Leitura deverá ser um momento de lazer,
um momento agradável, de descontração”

“A leitura é um instrumento privilegiado na construção de conhecimentos, toda leitura enriquece”

·        Formular previsões sobre o texto a ser lido
·        Formular perguntas sobre o que foi lido
·        Esclarecer possíveis dúvidas sobre o texto
·        Resumir as idéias do texto - interpretação

Isso se resume em:
·       Antes, durante e depois da leitura – toda leitura deve ser planejada

Leitura compartilhada: professor e alunos devem ler o texto, primeiramente em silêncio e depois em voz alta;
Em seguida faz-se um resumo (oral) do que foi lido e esclarecimentos do que foi lido;

Exemplo: Conto “Violino Cigano”

     Antes da leitura   (ler as entrelinhas – análise das saliências grafo-visuais)

1.     Anotar no caderno nome e autor do conto
2.     Quem pode explicar o que é “um conto”?
3.     O que o título sugere? Do que vocês acham que este texto vai tratar?
4.     Quem escreve, homem ou mulher?
5.     O que você sabe sobre “ciganos”?

Durante a leitura – (ler as linhas)


1.     Atenção na narrativa – assumir um papel ativo na leitura;
2.     Personagens;
3.     Espaço – local em que se passa a história;
4.     Tempo – época, duração da história;
5.     Vocabulário – anotar no caderno as palavras desconhecidas

Pós – leitura – (ler por trás das linhas)

1.     Conversa sobre o texto;
2.     O que você sabia sobre contos?
3.     O que você aprendeu ao ler o conto?
4.     Faça um resumo do conto (10 linhas);
5.     Quantos personagens tem no conto?
6.     Cite as características físicas e psicológicas de cada uma delas;
7.     Você ficou satisfeito com o final da história ou daria um outro final?

Reflexão

     Qual é a mensagem que podemos tirar do conto?
         R – O conto nos mostra que o ser humano é capaz das maiores atrocidades em benefício próprio, que a verdade sempre vem à tona e os opostos do sentimento: o amor da mãe que  renuncia a própria vida pela filha e a inveja da irmã que chega a matar.
      

“A leitura nos enriquece e de toda leitura se tira algum proveito”

Selma Cristina Freitas Pupim

Nenhum comentário:

Postar um comentário