Total de visualizações de página

domingo, 26 de setembro de 2010

Boas Práticas Pedagógicas: CONTO DE FADAS PARA AS MULHERES DO SÉCULO XXI


Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e
cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em
como
o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades
ecológicas, se deparou com uma rã.

Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma  bruxa má lançou-me  um encanto e eu me transformei nesta rã asquerosa.

Um beijo teu, no  entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e

poderemos casar  e  constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe
poderia vir morar  conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as

minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para
sempre...

Naquela noite, enquanto saboreava pernas  de rã à sautée, acompanhadas de
um
cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria
e  pensava...  Nem morta!

(Luís Fernando Veríssimo)


Após leitura realizada pelo(a)  professor (a), instigar os alunos às reflexões abaixo:

1.     Na sua opinião, o que mudou nas histórias atuais?
2.     Se essa  história tivesse se passado no século passado, como seria o seu final?
3.     Que posição social a mulher ocupa nos dias de hoje?
4.     Que mudanças aconteceram na vida dos homens?
5.     Trace um perfil da família moderna e da família dos contos de fábulas. 
6.     Ilustre em forma de desenho os dois perfis de família.

PUPIM, Selma Cristina Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário