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domingo, 26 de setembro de 2010

Boas Práticas Pedagógicas “A FÁBULA DA ABELHA CHOCOLATEIRA”


O que é uma fábula?
·         Fábula é uma história curta e, bem-humorada;
·         os personagens são animais;
·        eles agem como seres humanos: pensam, falam, discutem, brigam e têm    sentimentos para refletir sobre diferentes assuntos;
·         nessas histórias os defeitos humanos são mostrados por meio do comportamento dos animais.
·         Por meio da fábula é possível mostrar as injustiças cometidas pelas pessoas. 
·         É por isso que toda fábula tem uma moral, que ensina valores.
 “ ABELHA CHOCOLATEIRA”
Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
DESENHAR UMA ABELHA
- Mas você é uma operária! - gritava a rainha - Tem que aprender.
DESENHAR UMA OPERÁRIA – ABELHA MAIOR
Na colméia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel...
DESENHAR VÁRIAS ABELHINHAS PEQUENAS – UMA DIFERENTE – “ANITA”
Todos os dias, bem cedinho, Anita saía atrás das flores de laranjeira, nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
DESENHAR UMA ÁRVORE – ANITA NA FLOR
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colméia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel mais grosso e marrom... - gritaram suas colegas operárias.
- Iac, que nojo! - esbravejaram os zangões.  DESENHAR UM ZANGÃO
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce,  muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colméia! - gritavam os zangões.
- É horrorosa, um desgosto para a nossa raça!
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
VAMOS DESENHAR A BEATRIZ?
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colméia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:   VAMOS DESENHAR O MENINO
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? - indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, deu um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu uma piscadela, indicando que tinha tido uma idéia brilhante.
No dia seguinte, Anita e Beatriz  fundaram uma fábrica de pão de mel, juntaram o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
DESENHAR: MEL + CHOCOLATE = PÃO DE MEL
Moral da história:  em cada um de nós existe diferenças e riquezas pessoais que devem ser respeitadas. Não devemos rir, zombar das pessoas.
·         Na colméia, a função da abelha operária é colher o néctar para fazer o mel. Na história, as abelhas apresentam ações humanas como: “deu uma piscadela”, “gritava, “tem que aprender”, “Fazia tudo direitinho”, “esbravejaram”, “indagou”, “Fundarem uma fábrica de pão de mel”,  entre outras. Como características “é horrorosa”, “um desgosto para a raça”, “rejeitado de vergonha”, “mais velha e sábia”. Em suma, na natureza a abelha age de uma forma e no texto ela se comporta como as pessoas, têm nome de pessoas: Anita e Beatriz. 

Análise da Fábula: “A Abelha Chocolateira”
Parte I – “A aprendiz”
No início da história, Anita, a operária de uma colméia, apesar de todo esforço, não sabia fazer mel. Embora fizesse tudo direitinho e cumprisse o ritual diário de uma abelha, não sabia produzir mel. Mas, Anita não desistia, saía e voltava à colméia carregada de néctar, na esperança de produzir um delicioso mel.
Esse estado inicial pode ser comprovado pelos verbos: “esforçava”, “saía”, “lambia”, “carregava”, “largava”, “fazia”, que indicam o esforço de Anita e as tentativas de  todas as formas em aprender.

Parte II – “Um mel diferente”
            Após muito trabalho, Anita começou a produzir um mel espesso e escuro, algo doce e estranho. A abelha foi ridicularizada, a colméia a ameaçou de expulsão, exceto sua amiga Beatriz, que a apoiou;
            Com o auxílio e a curiosidade de um menino, descobriu-se que Anita produziu “o mais saboroso chocolate”.
Durante esse período de trabalho e produção, observa-se que os verbos estão no presente, o que indica as ações concretas de Anita e não apenas tentativas.
            “Anita estava produzindo...”, o gerúndio indica uma ação contínua, isso mostra que depois de tanto esforço, começou a produzir algo diferente. Inicia-se uma reação imediata das demais abelhas: “começaram a zumbir....zombar”, “um menino viu”, “esse é o saboroso chocolate”.

Parte III – “A recompensa”
            Enfim, chega o momento da recompensa, depois de ser ridicularizada, o esforço de Anita foi recompensado.
            As amigas Anita e Beatriz uniram suas forças e formaram uma parceria. Tudo acabou bem unindo-se as diferenças.
O estado final da fábula mostra que apesar das diferenças pessoais, com o trabalho em grupo e o respeito é possível criar parcerias incríveis.

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