Sin categoría | selma01 | Comentários (0) (edit)
Leia: Divina Comunhão – Livro sobre os dez anos do Festival de Música será lançado hoje. Disponível em: <http://migre.me/Z5fT>. Acesso em: 22-07-2010.
jul 22 2010
Ourinhos lança Livro sobre os dez anos do Festival de Música
Notícia
Divina Comunhão – Livro sobre os dez anos do Festival de Música é lançado em Ourinhos em grande estilo!
O livro Divina Comunhão - Festa de todos os sons, marcando os dez anos do Festival de Música de Ourinhos foi lançado na noite do dia 21 de julho, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, situada à Rua São Paulo, 149. A obra de autoria de Marco Aurélio Gomes e Neusa Fleury Moraes aborda uma diversidade de aspectos do maior evento cultural realizado na cidade de Ourinhos, que se tornou uma referência como projeto voltado à educação musical do país. Segundo Marco Aurélio: “Não nos preocupamos em contar uma história cronológica, destacamos o perfil do Festival de Ourinhos, que contempla principalmente a formação musical, o aprendizado, sempre interagindo com outras linguagens”. Os autores dedicaram também um capítulo ao envolvimento da cidade com o projeto, mostrando como um evento cultural pode mobilizar diversos segmentos. “Mais do que um importante registro do Festival, o livro é uma referência para a memória musical da cidade, uma história contada por muitas vozes”, lembra Neusa Fleury, Secretária de Cultura e principal idealizadora do Festival de Música. Segundo os autores, o livro será distribuído às escolas e às principais instituições que se dedicam ao ensino no Brasil.
O lançamento aconteceu em grande estilo, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde e contou com a presença dos autores da obra, além das autoridades locais, músicos, professores, funcionários das Secretarias e demais pessoas envolvidas no projeto.
Parabéns Neusa Fleury e Marco Aurélio pelo brilhante evento e significativa contribuição para a História da Música em Ourinhos. O X Festival de Música de Ourinhos é um sucesso!
Por Selma Cristina Freitas Pupim
jul 21 2010
As escolas da Rede Municipal de Ourinhos realizaram trabalhos interdisciplinares em comemoração a Noel Rosa, músico homenageado durante o X Festival de Música de Ourinhos, que acontecerá de 18 a 25 de julho. Dessa forma, as escolas desenvolveram atividades diversas relacionadas à produção musical de Noel Rosa, que tinham como proposta sensibilizar os educandos quanto às letras das músicas e melodias do autor. As EMEFs “Profª Amélia Abujamra Maron”, “Profª Jandira Lacerda Zanoni” e “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, realizaram apresentações musicais, estudo da biografia; painéis e mural de atividades; apresentação oral de vida e obra do músico; estudo de aspectos gramaticais contidos nas letras de suas músicas; produção de textos; reprodução e ampliação de gravuras e caricaturas de Noel Rosa; ilustração das letras de músicas do CD recebido pela Secretaria da Cultura, dentre outros trabalhos que surgiram no decorrer das aulas.
Além das apresentações realizadas, os trabalhos artísticos estão expostos nos murais das escolas. Os alunos cantaram Noel Rosa e dentre as músicas
apresentadas estão “Conversa de Botequim”; músicas de carnaval e festival de Paródias. Os alunos do NEI “Adelaide Mantovani Alves da Silva” e das EMEF’s “Profº Francisco Dias Negrão” e “Profª Josefa Navarro Lemos” também desenvolveram atividades artísticas em homenagem ao músico.
apresentadas estão “Conversa de Botequim”; músicas de carnaval e festival de Paródias. Os alunos do NEI “Adelaide Mantovani Alves da Silva” e das EMEF’s “Profº Francisco Dias Negrão” e “Profª Josefa Navarro Lemos” também desenvolveram atividades artísticas em homenagem ao músico.
Músico é tema de apresentação que acontece hoje
Hoje, 08 de julho, os alunos da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” farão uma
apresentação musical à toda equipe escolar, com a participação e orientação musical do Professor Alexandre Quirino Mansinho.
apresentação musical à toda equipe escolar, com a participação e orientação musical do Professor Alexandre Quirino Mansinho.
É importante ressaltar que, a partir de 2011, as escolas públicas e privadas de todo o país deverão incluir o Ensino de Música em sua grade curricular. Essa exigência surgiu com a Lei nº 11.769, sancionada em 18/08/2008, que determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. A música integrará o Ensino de Arte e o objetivo não se restringe à formação de músicos, mas desenvolver a sensibilidade, a criatividade e a integração dos alunos, bem como resgatar os valores culturais e contribuir para a formação integral do educando.
De acordo com o MEC, além das noções básicas de música, dos hinos e dos sons de instrumentos, os alunos tenham acesso a novos ritmos, danças regionais e folclóricas para apreciar a diversidade cultural do Brasil, pois o contato com a boa música contribui para o enriquecimento musical das crianças e adolescentes, que têm contato apenas com o que a mídia apresenta, ou seja, o rap e o rock propriamente dito.
Disponível em: <http://ourinhos.prefeituramunicipal.net/ws/noticias/index.php?id=4028>. Acesso em 22/07/2010, por Selma Cristina Freitas Pupim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário