Total de visualizações de página

domingo, 19 de setembro de 2010

Informatização da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos

As Unidades Escolares da Rede Municipal de Ourinhos são equipadas com computadores conectados à Internet para facilitar a comunicação entre as escolas e a Secretaria Municipal de Educação, bem como garantir o acesso deste segmento a uma nova ferramenta tecnológica. As aulas de informática são uma forte ferramenta de inclusão social. Dessa forma, os laboratórios contam com computadores, onde são utilizados softwares educativos que atendem às necessidades educacionais. A Informática ampliou o conhecimento e conectou os alunos ao mundo da tecnologia.
Para melhor atendimento aos alunos e as reais necessidades das escolas, foram nomeados professores de Informática, aprovados no Concurso Municipal.
Houve um grande investimento, por parte da Administração Pública Municipal na informatização da Secretaria Municipal de Educação e de todas as Unidades Escolares da Rede, algo inédito para o município.
Novas tecnologias foram adotadas, como:
Aquisição de projetores multimídia para todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Ourinhos e 2 projetores multimídia volantes para utilização na Educação Infantil e Secretaria Municipal de Educação; Aquisição de projetores multimídia; de laptops para uso da Secretaria Municipal de Educação; Aquisição de 90 kits de Robótica da LEGO Education e implantação do Projeto de Robótica Educacional nas EMEFs Professora Amélia Abujamra Maron (CDHU), Professora Jandira Lacerda Zanoni (Jd. Itamaraty) e Professora Adelaide Pedroso Racanello (Vila Mano), para atendimento aos alunos do nível II (5.ª à 8.ª série), com o objetivo de oferecer a oportunidade de questionar, pensar e procurar soluções, nas quais eles aprendem fazendo.
A partir desse trabalho, os alunos desenvolveram habilidades que permitiram trabalhar em equipe, respeitar e valorizar a função de cada participante do grupo, além de despertar o espírito de empreendedorismo com foco em tecnologia e inovação; Aquisição de 104 computadores, com monitores LCD 17” para upgrade de 100% dos equipamentos dos laboratórios de informática da Rede Municipal de Ensino; Troca de mobiliário de 60% dos laboratórios de informática da Rede Municipal de Ensino; Implantação de sistema operacional livre (Linux) nos laboratórios de informática, sendo pioneiro na região e que proporcionou um grande avanço na economia (sistema gratuito); Internet banda larga em todas as Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos.
Todos os laboratórios de Informática das EMEFs foram beneficiados com o Programa Banda Larga na Escola, que faz parte do conjunto de iniciativas do PROINFO, parceria MEC e Telefonica, com instalação do Speedy sem custos para o município de Ourinhos; Informatização das 31 Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, com computador e impressora para uso pedagógico; Acesso à internet banda larga em 29 Escolas de Educação Infantil, com MSN e e-mail profissional; Computador em todos os setores da Secretaria Municipal de Educação, com acesso à internet banda larga, MSN, e-mail profissional e rede wireless, totalizando 20 computadores; Foi criado o site do Conselho Municipal de Educação de Ourinhos, disponível em http://cmeourinhos.vila.bol.com.br. A Secretaria de Educação investe na Inclusão Digital e procura democratizar o acesso às tecnologias
Selma Cristina Freitas Pupim / SME
jul 21 2010

Uso das TICs

Alunos da Rede Municipal de Ourinhos
Alunos da Rede Municipal de Ourinhos Alunos da Rede Municipal de Ourinhos
jul 20 2010

Uso das TICs

Alunos da Rede Municipal de Ourinhos
Alunos da Rede Municipal de Ourinhos
Alunos da Rede Municipal de Ourinhos
Alunos da Rede Municipal de Ourinhos
Com o uso das TICs na escola, os alunos despertam o gosto pela aprendizagem e assimilam o conteúdo proposto de forma prazerosa, dinâmica e interativa. Pensando nisso, a Rede Municipal de Ensino de Ourinhos, além do Projeto Aula Fundação Telefônica, oferece aos seus alunos o Reading Companion, um software desenvolvido pela IBM para proporcionar um Ensino de Língua Inglesa de modo a interagir com o uso das TIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário