Total de visualizações de página

domingo, 19 de setembro de 2010

II Festival de Literatura da Mantiqueira


Notícias

Educação

Ourinhos participará do II Festival de Literatura da Mantiqueira

Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos tem desempenhado um papel superior em relação às metas estabelecidas pelas avaliações de ensino e essa atuação consolida o trabalho realizado pelos seus gestores e educadores.
Um fator determinante para o sucesso desse trabalho é o comprometimento de toda equipe, bem como a excelente atuação dos docentes, cuja formação continuada é destaque na Rede Municipal.
Em mais uma etapa da busca pela qualidade do ensino municipal, a professora Selma Cristina Freitas Pupim, responsável pelo Espaço do Professor, situado no Centro de Convivência Benedicto da Silva Eloy, participará do II Festival da Mantiqueira: Diálogos com a Literatura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Educação que será realizado nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, em São Francisco Xavier.  Nestes três dias, professores e profissionais de bibliotecas, foram escolhidos em concurso promovido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), para participarem de oficinas exclusivas onde autores renomados falarão de suas obras, debaterão com o público, autografarão livros e muito mais.
Participarão do evento os escritores Marçal Aquino, Anna Cláudia Ramos, Nelson Motta, Zuenir Ventura, Mario Prata, Fernando Morais, Jorge Caldeira, Alice Ruiz, Kátia Canton, entre outros.
Durante a programação, será instalada a livraria Saraiva, com livros dos autores presentes no evento. Neste espaço acontecerão as sessões de autógrafos e os Diálogos com escritores e outros convidados. Também serão realizados debates temáticos: Diálogos Literatura e TV, Diálogos Literatura e Bossa Nova, Diálogos Literatura e Cinema, Diálogos Literatura e História.
Para complementar o Festival, serão realizados shows musicais e programações infantis. A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e o Coro Jovem, da Fundação, encerram a programação do Festival com um repertório grandioso inteiramente voltado para a consagrada obra do compositor brasileiro Tom Jobim, intitulado: "O maestro soberano Tom Jobim". O Coro Jovem, fará o encerramento da noite solene sob a regência de Sérgio Wernec, com uma participação especial na apresentação da orquestra. Contará ainda com a participação das cantoras Cecília Militão e também Shirley Carvalho, para interpretarem as canções do maestro Tom Jobim.
A literatura contribui, de maneira decisiva, para o processo de formação do leitor e, sem dúvida, a participação nas Oficinas de Motivação de Leitura trará contribuições de forma a aproximar a literatura brasileira clássica dos autores contemporâneos, incorporando-a ao currículo escolar como um poderoso instrumento na formação das futuras gerações.
A professora Selma considera que a participação no Festival trará grandes benefícios.  "A participação neste Festival, bem como, nas oficinas irá proporcionar uma vivência crítica de textos literários e, a partir dessa experiência, espera-se selecionar conceitos essenciais da teoria e história literária, adequá-los às condições de recepção em sala de aula e, como mediadores de leitura, ser capazes de dialogar com as necessidades do leitor em formação. Com isso, construir perspectivas de leitura que alimentem no aluno o interesse pela literatura como fonte de prazer e forma de conhecimento pessoal, somente com essa perspectiva estaremos formando leitores críticos de forma a atuar na sociedade em que vivem", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário