Total de visualizações de página

domingo, 19 de setembro de 2010

III Fórum de Educação de Águas de Santa Bárbara: A Educação do século XXI

“Professora Letícia Rarek Conceição, Profa. Marcos Antonio do Nascimento e Professora Selma Cristina Freitas Pupim”
 

O III Fórum de Educação de Águas de Santa Bárbara: A Educação do século XXI foi realizado no período de 08 a 10 de julho do corrente ano. O evento contou com uma expressiva participação dos municípios da região com a presença de professores e educadores.
A Secretária Municipal de Educação do município de Águas de Santa Bárbara, Profa. Débora Regina Caetano Gregório, durante a abertura do Fórum, ressaltou o apoio recebido dos 31 municípios presentes, bem como a presença de aproximadamente 900 participantes.
A palestra de abertura, proferida pela Profa. Dra Emília Cipriano abordou como tema a Reconstrução do conhecimento do professor como agente transformador do ato de educar. A palestrante advertiu acerca da importância da boa convivência entre professor e aluno. Para Emília Cipriano, a convivência revela e desvela o ser e, quem não se apropria do olhar não se envolve “ao todo da Educação”. Observou também que os Cursos de Pedagogia do país estão em crise no que se refere à Formação das Práticas Educacionais, além disso, o Currículo dos Educadores não atende às necessidades do “novo ser humano”.
Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, com o compromisso da formação continuada de professores, busca o aprimoramento de sua equipe técnica, que se fez representar pela AssessoraTécnico-Pedagógica, professora Selma Cristina Freitas Pupim e os Coordenadores de Área, professores Marcos Antonio do Nascimento e Letícia Rarek Conceição.
Dentre os palestrantes estiveram no evento o Prof. Dr. Miguel Gonzáles Arroyo refletindo acerca da Infância e a Adolescência; Profa. Guiomar Namo de Mello, cuja palestra observou a Organização Curricular e o seu impacto sobre a prática didática e pedagógica das escolas e professores; Profa. Dra Rosita Edler Carvalho com a Contribuições da Neuropsicologia no desenvolvimento humano; Prof. Dr. Marcos Méier que discorreu sobre a Disciplina e Limites na Educação, dentre outros. O encerramento se deu no dia 10 com a significativa contribuição do Prof. Dr. César Nunes, da UNICAMP que concluiu os trabalhos com o tema Educação Emancipadora: humanizar os saberes e educar os afetos.


Selma Cristina Freitas Pupim / Assessora Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário